Câmara de Famalicão adota recolha de lixo noturna e lança concurso de 36,5 milhões de eurosCâmara de Famalicão

Novo contrato prevê recolha porta a porta, criação de circuitos de biorresíduos e “monstros”, e melhorias na limpeza urbana

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou a abertura de um concurso público internacional, no valor de 36,5 milhões de euros, para a aquisição do serviço de recolha de resíduos urbanos por um período de 10 anos. Uma das principais mudanças será a recolha de lixo apenas durante a noite, eliminando as operações diurnas que causavam constrangimentos no trânsito.

O novo contrato, que entrará em vigor em outubro de 2025, substituirá o atual, mantido desde 2015 com a empresa Blueotter. Além da continuidade da recolha porta a porta, o serviço será expandido com novos circuitos para a recolha de biorresíduos e “monstros” (resíduos volumosos domésticos), bem como a utilização de varredoras mecânicas para a limpeza das áreas periféricas.

De acordo com a Câmara, a mudança para a recolha noturna visa minimizar os transtornos causados pela circulação dos camiões de lixo e reduzir a permanência de resíduos nas ruas durante o dia.

O plano de recolha prevê diferentes frequências conforme a área: na cidade, os resíduos indiferenciados serão recolhidos quatro vezes por semana, com dois dias adicionais para os biorresíduos. Nas vilas e freguesias, a recolha será feita três vezes por semana, com compostagem comunitária e individual complementando o serviço de biorresíduos.

O contrato também inclui circuitos específicos para grandes produtores de resíduos, como empresas e o setor de hotelaria e restauração, além de resíduos verdes provenientes de cemitérios.

Hélder Pereira, vereador do Ambiente, destacou que o contrato é flexível e permitirá ajustes conforme as necessidades, contemplando ainda novos fluxos de resíduos e serviços como a higienização e manutenção dos locais de deposição de lixo.