Presidente da Câmara de Braga lança desafios a Luís Montenegro no 42.º Congresso do PSD e expressa confiança no crescimento do partido a nível local

No arranque do 42.º Congresso Nacional do PSD, que decorre este fim de semana no Forum Braga, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, expressou uma firme confiança no sucesso do partido nas eleições autárquicas de 2025. Embora impossibilitado de se recandidatar devido à limitação de mandatos, Rio acredita na reconquista de importantes municípios, destacando o Porto e Guimarães como alvos principais.

“Estou certo de que vamos recuperar o Porto, ganhar Guimarães, Santo Tirso e muitos outros concelhos, o que nos permitirá retomar a liderança na Associação Nacional de Municípios e Freguesias”, declarou o autarca bracarense, elogiando o trabalho realizado até ao momento pelo PSD nas autarquias e no governo central.

No seu discurso, Ricardo Rio destacou também a importância da conquista da Câmara de Lisboa em 2021 e saudou os bracarenses que integram o atual governo do PSD, incluindo José Manuel Fernandes, Pedro Dias e Fernando Alexandre, bem como Maria Luísa Albuquerque, que se prepara para se tornar comissária europeia.

Rio aproveitou a ocasião para lançar desafios a Luís Montenegro, atual primeiro-ministro e líder do PSD, sublinhando a importância de reforçar o poder local. “O PSD é, por excelência, o partido do poder local, e deve continuar a valorizar a descentralização de políticas públicas, garantindo uma maior transferência de competências e recursos para que as autarquias possam cumprir com eficácia os objetivos do governo e do Estado”, afirmou.

O autarca de Braga concluiu o seu discurso deixando em aberto a possibilidade de o próximo candidato presidencial do PSD também ser oriundo da região de Braga, demonstrando a sua confiança na capacidade de liderança local do partido.

Com estas declarações, Ricardo Rio reforçou o seu papel de destaque dentro do PSD e manifestou a sua visão estratégica para o futuro do partido a nível local e nacional.