Primeiro pacote de ajuda visa apoiar famílias, empresas e autoridades locais afetadas pelas inundações

O Governo de Espanha declarou oficialmente a região de Valência como “zona de catástrofe” e aprovou um pacote inicial de 10,6 mil milhões de euros em apoios às populações e empresas afetadas pelas graves inundações. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, após a reunião do Conselho de Ministros em Madrid.

A medida permitirá agilizar o acesso a fundos para apoiar a recuperação das áreas devastadas pelas inundações, que ocorreram na semana passada, causando mais de 200 mortes e deixando graves prejuízos materiais. Este primeiro pacote de ajuda financeira será destinado a famílias, empresas e autoridades locais, marcando o início de um plano de resposta que seguirá os moldes das ações de apoio implementadas durante a pandemia de covid-19.

Pedro Sánchez também informou que Espanha já está a ativar o fundo de solidariedade da União Europeia e solicitou uma alteração urgente nos regulamentos dos fundos de coesão junto do Parlamento Europeu, permitindo assim a reprogramação de recursos para a região afetada. Na região, continuam mobilizados cerca de 15 mil militares e forças de segurança, no entanto, as autoridades locais ainda enfrentam “carências severas” e procuram localizar várias pessoas desaparecidas.