Vitória SC Vence Mladá Boleslav e Mantém Série Invicta na Liga Conferência

O Vitória de Guimarães assegurou mais uma vitória na Liga Conferência ao derrotar, nesta quinta-feira, o Mladá Boleslav por 2-1 em casa, mantendo o seu percurso 100% vitorioso ao fim de três jornadas da fase de grupos.

Tiago Silva abriu o marcador aos 40 minutos, ao converter uma grande penalidade que colocou os vimaranenses em vantagem antes do intervalo. No segundo tempo, Rivas ampliou a liderança aos 59 minutos. A equipa checa ainda reduziu a diferença aos 72 minutos com um golo de Kusej, mas o Vitória conseguiu manter o controle do jogo até ao final.

Com este triunfo, o Vitória de Guimarães junta-se ao grupo exclusivo de seis equipas invictas na prova, somando nove pontos e ocupando o quinto lugar. Já o Mladá Boleslav permanece na 33.ª posição, sem pontos conquistados até agora.

Declarações de Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (2-1) sobre o Mlada Boleslav em jogo da Liga Conferência:

«Não acho que tenha sido uma primeira expectante, apanhámos uma equipa com um bloco baixo, uma linha de cinco. Devíamos ser mais dinâmicos na largura, mas controlámos a primeira parte, não conseguiram sair em transição. Não fomos tão agressivos no último terço como devíamos ter sido. Na segunda metade entrámos melhor, mais agressivos. Até aos 60 minutos fizemos um jogo bom e depois começámos a criar instabilidade a nós mesmos. Sofremos o 2-1 e nunca mais nos seguramos na estabilidade. Ficou difícil para a malta que entrou, eles ganharam confiança, os últimos 25 minutos foram mais sofríveis, mérito também do adversário. Desengane-se quem acha que são equipas fáceis, o Djurgardens ganhou ao Panathinaikos, por exemplo. Pusemo-nos intranquilos, mas depois soubemos ser equipa. Três pontos, vitória muito importante».

«Podíamos ter feito mais golos. Não fizemos, tem acontecido, então na Conference temos falhado vários golos. Expusemo-nos ao 2-1 numa má saída, não podemos sofrer golos desta forma. Por vezes podíamos ter sido mais práticos, mais objetivos, no final tínhamos de ser mais verticais e inteligentes. Faz parte do crescimento da equipa, dos jogadores. Fazem-me sofrer, não precisávamos, precisamos de ser mais maduros, mas desde que soframos, mas sejamos felizes no final…».

[Óscar Rivas] «Fez um grande jogo, mereceu a oportunidade. Foi importante para ele, ser em casa, tem tido um crescimento continuo, o ano passado fez 32 jogos na 2.ª Liga espanhola numa linha de três, gosta de ouvir e de aprender, teve a oportunidade. Estou feliz pela estreia, trabalha muito e feliz mesmo ainda não tendo jogado até aqui. É focado, espero e fico feliz pelo que deu à equipa hoje».

[Nove pontos da mais margem para gerir aos próximos jogos?] «Stressado na mesma, quero muito ganhar, estou num clube que quer muito ganhar. Nunca estamos felizes pelo que ganhámos. Importante é chegar ao fim e conquistar coisas, se não é ganhar alguns jogos. Podemos conseguir o play-off, o que é muito bom, agora é ir atrás do próximo objetivo, duas saídas e um jogo em casa com uma grande equipa. Temos de trabalhar muito, respeitar o adversário, o foco agora é o Santa Clara, que está a fazer um grande campeonato».

Declarações de Andreas Brannstrom, treinador do Mlada Boleslav, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (2-1) frente ao Vitória em jogo da Liga Conferência:

«Viemos cá para ser uma equipa compacta e disciplinada frente uma boa equipa. O Vitória teve muitos remates, mas sem criar chances evidentes, até ao penálti, em que o jogo mudou. Tentámos ser mais audazes na segunda parte, sofremos o segundo num pontapé de canto e ficámos nervosos. Depois organizamo-nos, ainda marcámos, lutámos muito, mas acabou por não ser suficiente».

[Aspetos positivos e negativos do jogo?] «A melhor coisa para nós foi a nossa reação, mesmo a perder 2-0 mantivemo-nos no jogo num cenário difícil. Tivemos uma boa mentalidade. Como ponto negativo realço que por fezes sofremos no um para um, com a qualidade e velocidade dos jogadores adversários».

[Contas após três derrotas em três jogos?] «Perdemos três jogos, as probabilidades estão próximas de zero. Mas, ainda temos três jogos, vamos ver no próximo jogo, como corre, uma vitória pode ser que ainda seja possível fazer contas».