Vitória expressiva marca início da qualificação para o Europeu de 2025

A Seleção Portuguesa de futebol sub-17 venceu o Liechtenstein por expressivos 10-0, na partida de abertura do Grupo 5 da primeira ronda de qualificação para o Campeonato Europeu da categoria, que se realizará em 2025. Este triunfo avassalador demonstrou a superioridade da equipa das quinas sobre o seu adversário no Estádio Nacional, em Oeiras.

Os primeiros golos surgiram cedo, com Mauro Furtado a marcar aos quatro minutos, seguido de Tomás Soares aos 10 e Mateus Mide aos 18. O ritmo manteve-se elevado, e antes do intervalo, Tomás Soares voltou a marcar aos 24 minutos, seguido de novo golo de Mateus Mide aos 32, Rafael Quintas aos 37 e Brandão Baptista aos 38, fechando o placar parcial de 7-0.

Na segunda parte, Tomás Soares concretizou o terceiro golo da sua conta pessoal através de uma grande penalidade aos 60 minutos, e os últimos tentos de Yoan Pereira aos 86 e Gil Neves aos 89 completaram a vitória histórica.

Depois desta goleada, Portugal enfrentará a Finlândia, no sábado, na Cidade do Futebol, e, na próxima terça-feira, terá pela frente a Bósnia-Herzegovina, novamente no Estádio Nacional. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a ronda final de apuramento, de onde sairão as oito seleções que disputarão a fase final do Europeu de Sub-17, a decorrer na Albânia entre 19 de maio e 1 de junho de 2025.