IBD Global Portugal distinguida por boas práticas de igualdade no trabalho

A IBD Global Portugal, empresa do Grupo Bernardo da Costa, sediada em Braga, recebeu o prestigiado “Selo da Igualdade Salarial” 2024, concedido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. Este reconhecimento destaca as boas práticas da empresa na promoção da igualdade remuneratória entre homens e mulheres para trabalho igual ou de igual valor.

Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa, expressou a sua satisfação por este prémio, sublinhando a urgência de “eliminar a desigualdade salarial”, que considera uma “enorme injustiça” ainda presente na sociedade.

Citando dados do Observatório de Género, Trabalho e Poder do ISEG, o empresário realça que, apesar das leis em vigor, as disparidades salariais continuam a ser uma realidade. Segundo os números mais recentes, as mulheres em Portugal ganham, em média, 12,5% menos do que os homens. Esta diferença pode aumentar para 18,4% quando se consideram fatores como idade, escolaridade e antiguidade.

Ricardo Costa reforçou a importância de datas como o Dia da Igualdade Salarial, celebrado a 14 de novembro, assinalando que, a partir desse dia, simbolicamente, as mulheres trabalham “de graça” até ao final do ano, quando comparado com os salários masculinos.

Portugal ocupa a 15.ª posição entre os países da Europa com maior desigualdade salarial, embora esteja abaixo da média da União Europeia e da zona euro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here