Passe Ferroviário Verde de 20 euros mensais atrai 30 mil novos utilizadores, destacando-se pela adesão jovem e poupanças significativas.

A introdução do Passe Ferroviário Verde, que permite viagens ilimitadas em comboios da CP – Comboios de Portugal por apenas 20 euros mensais, resultou na venda de 30 mil passes no primeiro mês de vigência. Jovens até aos 30 anos destacaram-se como os principais aderentes, representando 40% das novas assinaturas, segundo dados divulgados pela CP.

A faixa etária dos 21 aos 30 anos adquiriu 23% dos passes, enquanto jovens até aos 20 anos contribuíram com 17%. Em números absolutos, cerca de 12 mil jovens passaram a beneficiar deste modelo acessível e sustentável, que promove uma mobilidade mais amiga do ambiente.

Uma Adesão Sustentável e Económica

A CP destacou a elevada adesão ao passe como um reflexo da preocupação dos jovens com mobilidade sustentável, além de uma escolha mais económica e prática. Francisco Lisboa, estudante de 20 anos, exemplifica os benefícios ao partilhar que, antes do passe, gastava 112 euros mensais nas suas viagens entre Pombal e Lisboa. Com o novo modelo, a poupança supera os 92 euros por mês.

“O que pagava antes equivale agora a quase meio ano do Passe Verde. É uma poupança brutal para o orçamento de um estudante deslocado”, comentou Francisco.

Outros utilizadores como Mariana Castro, de 19 anos, também aderiram ao novo passe para viagens entre Famalicão e Lisboa, onde estuda. Mariana apontou que o custo unitário de uma viagem em intercidades, entre 25 e 35 euros, torna o passe uma alternativa extremamente vantajosa.

Apesar disso, Mariana reconheceu alguns desafios: “O aumento da afluência em horários de pico pode tornar as viagens menos confortáveis, e a CP enfrenta dificuldades estruturais para responder à crescente procura.”

Impacto na Vida Adulta

Além dos jovens, o passe também atraiu utilizadores regulares de faixas etárias superiores. Sónia Colaço, professora deslocada, estimou uma poupança de 50 euros mensais nas viagens diárias entre Santarém e Alverca, destacando a importância do passe para alargar o acesso ao transporte ferroviário.

No entanto, Sónia apontou para a necessidade de reforço da oferta, especialmente em horários de maior procura, como sextas-feiras e domingos, quando os comboios intercidades chegam a lotar. Rúben Silva, utilizador frequente do trajeto Santarém-Lisboa, corroborou a observação, afirmando que o comboio das 06:47, antes com uma ocupação de 50%, agora circula “cheio”.

Mudança no Perfil de Utilizadores

No total, 61% das novas assinaturas representam utilizadores que adquiriram o Passe Verde pela primeira vez, enquanto 39% reconverteram assinaturas pré-existentes. Desde a introdução da medida, a CP registou mais de 70 mil reservas em comboios intercidades, demonstrando um impacto significativo na procura por transporte ferroviário.

Desafios Futuros

Apesar do sucesso inicial, a medida revela desafios na capacidade da CP em responder à procura crescente. Utilizadores e especialistas apontam para a necessidade de reforçar a oferta em comboios regionais e de longo curso, de forma a evitar saturação e garantir que o modelo se mantenha atrativo.

O Passe Ferroviário Verde destaca-se como um marco na mobilidade sustentável e acessível em Portugal, mas a adaptação às novas exigências será crucial para consolidar o impacto positivo da iniciativa.

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