Medidas do Governo reduziram em 89% o número de alunos sem aulas, incluindo iniciativas para reter docentes e atrair novos profissionais.
O plano ‘+Aulas +Sucesso’, implementado pelo Governo desde o início do ano letivo, permitiu atrair e reter 5.612 professores para as escolas públicas, segundo o balanço apresentado hoje pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. O anúncio foi feito após uma visita à Escola Secundária D. Dinis, em Marvila, Lisboa, acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Entre os novos docentes, 4.181 estrearam-se na escola pública, com muitos a começarem a sua carreira no ensino. Além disso:
- 667 professores regressaram ao ensino público após um afastamento mínimo de um ano.
- 285 docentes decidiram adiar a aposentação, como o caso de Ana Isabel, professora de inglês com mais de 30 anos de serviço, que optou por continuar a lecionar pela ligação afetiva à escola.
- 62 docentes reformados foram reintegrados através de candidaturas validadas para regresso ao ativo.
O plano também atraiu cerca de 300 professores que estavam a trabalhar noutras áreas da Administração Pública, em regime de mobilidade estatutária.
Medidas adicionais incluem:
- 8.540 horas extraordinárias distribuídas por 3.615 professores;
- 6.278 docentes contratados diretamente pelas escolas até 20 de novembro, um número que já se aproxima das 9.268 contratações feitas durante todo o ano letivo anterior.
Um concurso externo extraordinário para regiões carenciadas como Lisboa, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve resultou no preenchimento de 1.822 das 2.309 vagas disponibilizadas. Professores deslocados nestas áreas podem ainda beneficiar de um apoio financeiro, já solicitado por 2.730 profissionais.
Impacto nas Escolas
O número de alunos sem aulas caiu drasticamente. A 20 de novembro, 2.338 alunos estavam sem aulas a pelo menos uma disciplina, comparando com os 20.887 que se encontravam na mesma situação no primeiro período do ano letivo anterior, representando uma redução de 89%.
Perspetivas Futuras
O ministro destacou o concurso de investigadores doutorados e a atribuição de bolsas para estudantes de licenciatura e mestrado como medidas adicionais em preparação, sublinhando:
“Estamos a tentar resolver um problema que persiste há muitos anos, usando medidas diferentes.”
O plano tem sido crucial para responder à falta de professores, proporcionando maior estabilidade nas escolas e melhores condições para o ensino público.