Galardoado com a Bandeira ECOXXI pela sustentabilidade e gestão ambiental
O município de Braga foi distinguido com a Bandeira ECOXXI, integrando o grupo de 61 autarquias portuguesas reconhecidas pelas boas práticas ambientais e medidas de sustentabilidade implementadas em 2023. A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) revelou que Braga se encontra no ‘top 20’ nacional, ao lado de municípios como Oeiras, Águeda, Torres Vedras e Sintra.
Reconhecimento ambiental em 21 indicadores
A Bandeira ECOXXI é atribuída a municípios com um índice global igual ou superior a 50% em 21 indicadores e 70 subindicadores que avaliam políticas públicas de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Entre os critérios analisados estão:
- Promoção da educação ambiental;
- Sustentabilidade em zonas balneares;
- Saúde e bem-estar;
- Ordenamento do território e requalificação urbana;
- Ações contra as alterações climáticas.
Os resultados são avaliados por peritos de uma Comissão Nacional composta por mais de 30 entidades, reconhecendo ações que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Um legado de sustentabilidade
O programa ECOXXI foi implementado em Portugal há mais de 15 anos pela ABAAE, tendo como objetivo incentivar os municípios a adotar políticas sustentáveis e práticas ambientalmente responsáveis.
A cerimónia de entrega da Bandeira ECOXXI decorre hoje à tarde na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Braga e o futuro sustentável
Com esta distinção, Braga reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, destacando-se entre os líderes ambientais em Portugal e servindo de exemplo para outras autarquias no caminho para a sustentabilidade.