Especialista alerta para alimentos e bebidas que podem prejudicar o descanso noturno e comprometer a saúde
Se tem dificuldade em dormir ou acorda frequentemente durante a noite, a resposta pode estar no que consome antes de se deitar. Segundo a dietista Courtney Coe, citada pela Prevention, algumas escolhas alimentares e de bebidas podem impactar negativamente o sono, comprometendo a sua qualidade e duração.
Três itens a evitar à noite para um sono reparador:
- Cafeína e álcool
- A cafeína, presente em café, chá preto, refrigerantes e até chocolate, é um estimulante que pode dificultar o adormecer e perturbar os ciclos do sono.
- O álcool, apesar de poder induzir sonolência inicialmente, interfere nas fases mais profundas do sono, resultando numa má qualidade de descanso.
- Alimentos picantes e ácidos
- Comer refeições pesadas, com condimentos picantes ou alimentos ácidos pode causar desconfortos como azia e refluxo ácido, dificultando o relaxamento e prejudicando o sono.
- Refeições desequilibradas ou ricas em açúcar
- Refeições com poucas proteínas e gorduras saudáveis ou alimentos ricos em açúcar podem levar a flutuações nos níveis de glicose no sangue, que podem acordá-lo a meio da noite ou dificultar o adormecer.
Dicas adicionais para um sono tranquilo:
Opte por refeições leves e equilibradas ao jantar, com alimentos ricos em triptofano (como peru ou nozes), evite o consumo de cafeína a partir do final da tarde e privilegie hábitos de relaxamento antes de dormir.