Região entre as mais afetadas pelas fortes chuvas e ventos; previsão aponta para melhoria ao longo do dia

O Alto Minho registou 47 ocorrências devido ao temporal que assolou a região esta quarta-feira, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Entre as 00h00 e as 14h00 de hoje, o mau tempo provocou um total de 245 incidentes a nível nacional, sendo o Alto Minho e a Área Metropolitana do Porto (85 ocorrências) as zonas mais afetadas.

Segundo o comandante José Miranda, da ANEPC, a maioria das situações no Alto Minho correspondeu a inundações (126 no total nacional), seguidas de quedas de árvores (46) e estruturas (40). Apesar da intensidade do temporal, não foram registadas vítimas nem danos significativos em infraestruturas.

Condições Meteorológicas Adversas

Viana do Castelo, Porto e Braga estiveram hoje sob aviso laranja entre as 06h00 e as 09h00 devido à precipitação intensa e rajadas de vento que, em zonas altas, chegaram a atingir os 100 km/h. Já outros distritos, como Vila Real, Bragança e Guarda, permanecem sob aviso amarelo até às 18h00 por causa da chuva persistente.

Previsão de Melhoria

José Miranda afirmou que o maior pico das condições adversas ocorreu até às 12h00, com uma previsão de melhoria nas próximas horas. “Os avisos meteorológicos já terminaram ou estão a terminar na maior parte das regiões. A precipitação deve manter-se, mas já não temos avisos de vento”, explicou.

Apesar do abrandamento das condições meteorológicas, a Proteção Civil reforça o apelo à prudência, sobretudo em zonas suscetíveis a cheias e quedas de estruturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here