Alerta foi dado pelas 08h30 para a estrada de São Pedro de Fins e Paredes Secas. Veículo ao serviço da rede Cávado Mobilidade ficou totalmente destruído pelas chamas.
Na manhã desta quarta-feira, um autocarro que se preparava para recolher crianças para a escola incendiou-se na freguesia de Caires, em Amares. O incidente, que ocorreu por volta das 08h30, deixou o veículo completamente destruído, mas não houve feridos a registar.
Segundo informações apuradas, o autocarro tinha a bordo apenas o motorista e a vigilante das crianças no momento do incidente. O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, admitiu ter ficado “em pânico” ao receber o alerta. “Podia ter sido uma tragédia enorme, porque o autocarro estava prestes a recolher as crianças para a escola”, afirmou, sublinhando a gravidade que o episódio poderia ter alcançado.
Investigação em curso
As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas o caso está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR do Destacamento da Póvoa de Lanhoso. A GNR de Amares registou a ocorrência no local.
Os Bombeiros Voluntários de Amares combateram o fogo com o apoio de 11 operacionais e quatro viaturas. Apesar do susto, a rápida atuação evitou que o incêndio se alastrasse para áreas próximas.
Exposição à CIM Cávado
O veículo fazia parte da rede de transportes da Cávado Mobilidade, gerida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado. Manuel Moreira informou que será feita uma exposição à CIM para apurar responsabilidades e reforçar a segurança no transporte escolar.
“É fundamental garantir que os veículos ao serviço da mobilidade escolar estão em perfeitas condições. Não podemos correr riscos com a segurança das nossas crianças”, reforçou o autarca.
Um episódio que alerta para a segurança nos transportes escolares
O incidente gerou preocupação entre os habitantes locais e reforçou a necessidade de maior fiscalização na manutenção dos autocarros ao serviço da rede de transportes escolares. Apesar do susto, a ausência de vítimas foi o ponto positivo de uma situação que poderia ter tido um desfecho muito mais grave.