Projecto estinado a alunos do ensino pré-escolar e básico, com o objetivo de promover a Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) de forma prática, criativa e inclusiva.
Objetivos e Benefícios do Projeto
A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a Cooperativa Focus, visa:
- Estimular o interesse pelas áreas STEAM por meio de robôs programáveis e kits de construção.
- Aliar teoria e prática, tornando o ensino mais lúdico e dinâmico.
- Apoiar alunos em situação de vulnerabilidade social e com necessidades específicas, promovendo igualdade de oportunidades.
- Preparar os estudantes para o mercado de trabalho, com competências como pensamento crítico, resiliência, resolução de problemas e inovação.
Componentes do Programa
- Capacitação de Professores: Mais de 100 docentes das escolas públicas de Braga receberão formação para implementar o programa.
- Academia de Robótica: Um espaço para os alunos desenvolverem, construírem e testarem criações robóticas ao longo do ano letivo.
- Bootcamp Anual: No final do ano, os alunos participarão de desafios opcionais que incentivam inovação, liderança e empreendedorismo.
Investimento e Impacto
Com um investimento inicial de 25 mil euros, o projeto aposta numa educação interdisciplinar que combina inovação tecnológica e prática pedagógica moderna.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou que esta iniciativa reforça a estratégia do município em criar ferramentas de ensino inovadoras e preparar as futuras gerações para desafios tecnológicos e científicos.
Com o “Robotics Funny Learning TM”, Braga reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, capaz de moldar cidadãos preparados para um mundo em constante evolução.