Redução progressiva demonstra impacto positivo das medidas ambientais

Desde 2019, o Município de Braga realiza, durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma grande operação de recolha de lixeiras espalhadas pelo concelho. O balanço dos últimos seis anos mostra um impacto positivo, com uma redução significativa na quantidade de resíduos recolhidos.

Nos primeiros dois anos, foram removidas 1.700 toneladas (2019) e 1.312 toneladas (2020). À medida que o trabalho de limpeza avançou, a quantidade de lixo recolhido diminuiu:

  • 2021 – 349 toneladas em 10 freguesias
  • 2022 – 213,14 toneladas em 5 freguesias
  • 2023 – 147,92 toneladas em 5 freguesias
  • 2024 – 273,34 toneladas em 5 freguesias

A iniciativa contou com o apoio das Juntas de Freguesia, responsáveis por localizar e reportar as lixeiras. Os resíduos recolhidos eram, na sua maioria, materiais de construção (RCD), eletrodomésticos e móveis de grande porte (‘monstros’).

O município recorda que os cidadãos podem entregar até 250 kg de RCD gratuitamente no Ecoparque da Braval e agendar a recolha gratuita de ‘monstros’ através da plataforma da AGERE.

O Vereador do Ambiente, Altino Bessa, apelou à participação da população para evitar o despejo ilegal de resíduos e garantir um concelho mais limpo e sustentável.

“A redução progressiva da quantidade de lixo recolhido mostra que as medidas implementadas estão a surtir efeito. O município continuará a investir na limpeza, fiscalização e sensibilização ambiental, mas precisamos da colaboração de todos para consolidar esta mudança comportamental”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here