Treinador dos arsenalistas confiante na conquista dos três pontos no Estádio D. Afonso Henriques

O SC Braga desloca-se este domingo ao Estádio D. Afonso Henriques para defrontar o Vitória de Guimarães no dérbi minhoto da 22.ª jornada da Liga Portugal. Carlos Carvalhal, técnico dos guerreiros, elogiou a equipa adversária, mas garantiu que o objetivo é somar mais três pontos.

“Temos vindo numa senda vitoriosa e a nossa prestação fora de casa tem sido excecional. Com respeito pelo Vitória, vamos com a intenção de ganhar. Sabemos que vamos defrontar uma equipa organizada, com bons valores individuais e o apoio do seu público, mas acreditamos que podemos vencer”, afirmou o treinador.

Baixas no plantel e o regresso de Zalazar

Carvalhal confirmou que não poderá contar com os médios Rodrigo Zalazar, Vítor Carvalho e o central Sikou Niakaté, mas destacou a recuperação de Vítor Gómez. O técnico também comentou o regresso de Zalazar ao plantel, depois da falhada transferência para o Zenit.

“Dei-lhe um abraço e desejei-lhe um bom regresso a casa. Ele é jogador do SC Braga e estou feliz por tê-lo de volta. Está a recuperar de lesão no ginásio, mas nota-se que está motivado”, revelou.

O peso do dérbi e a separação entre adepto e treinador

O confronto entre SC Braga e Vitória de Guimarães é sempre marcado por grande emoção, algo que Carvalhal reconhece, mas afirma que é fundamental manter o foco no trabalho.

“Somos humanos e temos emoções, mas, com a experiência, aprendemos a lidar com estas situações. A nossa equipa técnica mantém um equilíbrio necessário no mundo do futebol. Como adepto, reservo esse lado para depois do jogo: fico muito feliz quando ganhamos e triste quando não vencemos”, explicou.

SC Braga em grande forma e a adaptação a ciclos de treino

Depois da vitória por 2-0 frente ao Gil Vicente na última jornada, o técnico destacou a importância da adaptação aos diferentes ritmos de jogo.

“Quando deixamos de jogar a meio da semana e passamos a treinar semanalmente, o corpo sente a diferença. É um processo de adaptação, mas temos lidado bem com isso. Esta época, o número de lesões das equipas nas competições europeias tem sido elevado, e nós conseguimos gerir isso com sucesso”, analisou.

Carlos Carvalhal próximo do topo dos treinadores com mais jogos pelo SC Braga

O técnico está prestes a tornar-se um dos treinadores com mais jogos no comando do SC Braga, ocupando atualmente o segundo lugar com 153 partidas, atrás apenas de Manuel Cajuda.

“É uma honra estar ao lado de nomes como Manuel Cajuda, Jesualdo Ferreira e Vítor Manuel. Ser de Braga e ter tantos jogos no clube não é fácil, significa que algo temos feito bem”, disse o treinador, aproveitando para descartar qualquer aspiração política: “Garanto que nunca serei presidente do SC Braga. Não é a minha praia.”

O dérbi minhoto entre Vitória de Guimarães e SC Braga está marcado para este domingo, às 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques.