A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um casal de Guimarães, ambos com 49 anos, pela prática de vários crimes de abuso sexual de crianças, cometidos em 2018.
Em comunicado, a PJ explica que o Departamento de Investigação Criminal de Braga deu ontem cumprimento a dois mandados de detenção de um homem e uma mulher, já condenados a penas de prisão efetiva, cujas sentenças transitaram em julgado.
Condenações e fuga à justiça:
- A mulher foi condenada a 11 anos e cinco meses de prisão pela prática de 14 crimes de abuso sexual de crianças agravado;
- O homem, seu companheiro, foi condenado a 9 anos de prisão, igualmente pela prática de 14 crimes de abuso sexual de crianças;
- Após o julgamento e condenação, o casal encontrava-se em paradeiro incerto, tendo fugido para evitar o cumprimento das penas.
Localização e detenção:
A PJ revela que, após intensas diligências de investigação, foi possível localizar ambos em locais distintos e proceder à sua detenção, com base em mandados emitidos pelo Juízo Central Criminal de Guimarães.
- A mulher foi conduzida ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo;
- O homem foi levado para o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.
Resumo dos factos:
- Os crimes ocorreram em 2018, tendo na altura sido recolhidos fortes indícios contra o casal;
- O processo culminou na condenação a penas de prisão efetiva em Tribunal Coletivo de Guimarães;
- A fuga prolongou o processo até agora, com a sua captura final concretizada pela PJ.
A Polícia Judiciária realça o empenho na localização e detenção de indivíduos condenados por crimes graves, como os de abuso sexual de menores, reafirmando o compromisso com a proteção das vítimas e a aplicação da justiça.