Santa Clara vence Gil Vicente e regressa aos triunfos na I Liga

O Santa Clara venceu o Gil Vicente por 1-0, em jogo da 26.ª jornada da I Liga, com um golo de João Costa, aos 27 minutos. A equipa açoriana quebrou assim uma série de quatro jogos sem vencer e consolidou o quinto lugar, agora com 43 pontos.

Já o Gil Vicente, que vinha de um empate frente ao Estrela da Amadora na estreia de César Peixoto, voltou a perder e soma agora sete jornadas sem triunfos, ficando no 14.º lugar, com 23 pontos.

Jogo marcado pela eficácia açoriana

O encontro começou com um ritmo cauteloso, com ambas as equipas a evitar riscos. Os gilistas tiveram a primeira grande oportunidade aos 11 minutos, quando Carlos Eduardo falhou um desvio após cruzamento de Santi Garcia.

O Santa Clara respondeu e chegou a marcar pouco depois, mas o golo de João Costa foi anulado por fora de jogo. No entanto, o avançado açoriano voltou a tentar aos 27 minutos e, desta vez, finalizou com sucesso, após uma jogada individual dentro da área, assistido por Pedro Ferreira.

Na segunda parte, o Gil Vicente entrou mais ofensivo e quase empatou aos 48 minutos, mas Frederico Venâncio cortou um remate de Sandro Cruz em cima da linha de golo.

O Santa Clara recuou as linhas e passou a preocupar-se mais com a defesa do que com a construção ofensiva. Ainda assim, conseguiu criar perigo num contra-ataque aos 78 minutos, quando Gabriel Silva marcou, mas o lance foi novamente anulado por fora de jogo.

Os gilistas pressionaram até ao final, mas sem conseguir furar a defesa açoriana, somando mais um desaire.

César Peixoto, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao Santa Clara:

«Não foi uma primeira parte muito conseguida, mas, mesmo assim, não permitimos muito ao Santa Clara, que pouco ou nada criou. Das duas ou três vezes que conseguiu sair com perigo, acaba por fazer um golo.

Nós com muito domínio, mas sem criar muitas situações de perigo porque não forçámos o corredor. Faltou-nos alguma agressividade na frente, mesmo assim criámos uma excelente ocasião pelo Santi e chegámos ao intervalo a perder, quanto a mim injustamente.

Ao intervalo corrigimos e na segunda parte aparecemos com uma alma diferente, muito mais agressiva, incisiva, criámos logo duas ocasiões onde podíamos fazer um golo, que nos metia no jogo. Fomos insistindo, fomos criando, mas infelizmente o golo não apareceu. Valeu muito pela segunda parte e temos de fazer isso mais a 90 minutos.

[alterações ao intervalo resultaram?] Acho que resultou porque quando estamos a jogar contra uma linha de cinco, precisamos de jogadores fortes no um para um. Acho que a equipa tornou-se mais agressiva, criámos mais perigo, mas acabámos por não fazer o golo do empate que nos lançava para o jogo.

[paragem no campeonato é boa?] É importante para nós podermos passar a nossa ideia de jogo e as segundas partes mostram um pouco isso. Queremos trambalhar aspetos ofensivos, mas é importante para trabalharmos com mais calma, limpar a equipa, sem a pressão dos jogos. O Benfica é sempre o Benfica, está bem, mas em nossa casa vamos trabalhar para conquistar os três pontos.

[Porque é que o Aguirre ficou de fora?] Foi por opção. Temos um plantel comprido, alguém tem de ficar de fora e foi por opção».

Vasco Matos, treinador do Santa Clara, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Gil Vicente:

«Parabéns aos jogadores e hoje igualamos o número de vitórias do Santa Clara na I liga, por isso estamos todos de parabéns. Foi uma primeira parte muito bem conseguida, conseguimos ter bola, circular, criar algumas situações e acabámos por ir para o intervalo a vencer de uma forma justa.

Na segunda parte, o Gil Vicente empurrou-nos, a nossa equipa manteve-se bem organizada, mas faltou sair com mais critério na transição. Ainda assim não me lembro de nenhuma oportunidade do Gil Vicente, por isso, parabéns, continuamos o nosso trabalho, muito seguros daquilo que temos feito.

[é altura de assumir uma candidatura à Europa?] O Santa Clara diz presente em todos os jogos. Queremos ser muito competitivos, queremos disputar todos os pontos, mas sabemos que estamos num campeonato com muita qualidade e grandes investimentos, o que reforça o excelente trabalho que está a ser feito aqui. Por isso é jogo a jogo, não nos desviamos do nosso caminho que é ganhar o próximo jogo. Sabemos que isto é uma longa caminhada e aquilo que estamos a fazer tem sido extraordinário».

Ficha de jogo

Estádio: Cidade de Barcelos, Barcelos
Resultado: Gil Vicente 0-1 Santa Clara
Marcador: João Costa (27’)

Equipas:

Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos (Mboula, 76), Josué Sá, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Bamba, Santi García (João Marques, 76), João Teixeira (Facundo Cáseres, 64), Fujimoto (Tidjany Touré, 46), Carlos Eduardo (Pablo, 46) e Félix Correia.

Treinador: César Peixoto.

Santa Clara: Gabriel Batista, Frederico Venâncio (Sidney Lima, 84), Luís Rocha, MT, Lucas Soares, Adriano Firmino (Serginho, 46), Pedro Ferreira, Matheus Pereira, Vinícius Lopes (Ricardinho, 65), João Costa (Daniel Borges, 65) e Gabriel Silva (Diogo Calila, 89).

Treinador: Santa Clara.

Disciplina: Cartão amarelo para Rúben Fernandes (18), Vinícius Lopes (29), Pedro Ferreira (73) e Sandro Cruz (75).

Assistência: 4.248 espetadores.