O Município de Braga está a apostar numa forma inovadora de ensinar, através da expansão da Rede Escolar de Ludotecas, uma iniciativa que integra o jogo como ferramenta pedagógica dentro das escolas. A proposta visa transformar a sala de aula num espaço mais dinâmico, criativo e interativo, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais sem o uso de dispositivos eletrónicos.

Jogos de tabuleiro como aliados na educação

Com uma seleção cuidadosa de jogos de tabuleiro adaptados a diferentes faixas etárias, os alunos aprendem enquanto se divertem, desenvolvendo capacidades como:

  • Planeamento estratégico: Splendor, Projeto L
  • Otimização de soluções: Qwirkle
  • Velocidade de processamento: Jungle Speed
  • Lógica dedutiva: Private Investigator
  • Conhecimento do mundo: Terra
  • Contexto histórico e cultural: XIN

Além dos jogos fixos em cada escola, existe o Baú Pedagógico, um conjunto rotativo que garante variedade e constante renovação de desafios, estimulando a curiosidade e o espírito exploratório dos alunos.

Metodologia baseada nos 3 C’s: Criatividade, Curiosidade e Pensamento Crítico

A iniciativa baseia-se nos 3 C’s fundamentais para a formação de cidadãos autónomos e reflexivos. Mais do que uma ludoteca tradicional, o projeto integra-se diretamente na Sala do Aluno, estabelecendo uma ponte entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento social.

Expansão e impacto nas escolas

Atualmente, a Rede Escolar de Ludotecas está presente nas escolas:

  • EB 2,3 de Gualtar
  • Celeirós
  • Nogueira
  • Mosteiro e Cávado

Os alunos participam semanalmente em atividades lúdicas que reforçam o raciocínio, a cooperação e a criatividade.

Um projeto com futuro: mais escolas e mais alunos

Dado o sucesso alcançado, o Município de Braga planeia alargar a iniciativa a mais escolas, com o objetivo de tornar o ensino mais atrativo e eficaz para todos os alunos.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Cidade Curiosa, responsável também pela Ludoteca da Estufa, e conta com o apoio direto da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que destacou:

“É um projeto inovador que leva o jogo para o coração da aprendizagem. Ao proporcionar momentos de diversão e estratégia, estamos a cultivar competências fundamentais para o desenvolvimento escolar e pessoal dos nossos alunos.”

Segundo a vereadora, o objetivo é tornar a ludoteca acessível a um número crescente de estudantes, promovendo interação social, desenvolvimento cognitivo e gosto pela aprendizagem.