O Município de Braga está a apostar numa forma inovadora de ensinar, através da expansão da Rede Escolar de Ludotecas, uma iniciativa que integra o jogo como ferramenta pedagógica dentro das escolas. A proposta visa transformar a sala de aula num espaço mais dinâmico, criativo e interativo, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais sem o uso de dispositivos eletrónicos.
Jogos de tabuleiro como aliados na educação
Com uma seleção cuidadosa de jogos de tabuleiro adaptados a diferentes faixas etárias, os alunos aprendem enquanto se divertem, desenvolvendo capacidades como:
- Planeamento estratégico: Splendor, Projeto L
- Otimização de soluções: Qwirkle
- Velocidade de processamento: Jungle Speed
- Lógica dedutiva: Private Investigator
- Conhecimento do mundo: Terra
- Contexto histórico e cultural: XIN
Além dos jogos fixos em cada escola, existe o Baú Pedagógico, um conjunto rotativo que garante variedade e constante renovação de desafios, estimulando a curiosidade e o espírito exploratório dos alunos.
Metodologia baseada nos 3 C’s: Criatividade, Curiosidade e Pensamento Crítico
A iniciativa baseia-se nos 3 C’s fundamentais para a formação de cidadãos autónomos e reflexivos. Mais do que uma ludoteca tradicional, o projeto integra-se diretamente na Sala do Aluno, estabelecendo uma ponte entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento social.
Expansão e impacto nas escolas
Atualmente, a Rede Escolar de Ludotecas está presente nas escolas:
- EB 2,3 de Gualtar
- Celeirós
- Nogueira
- Mosteiro e Cávado
Os alunos participam semanalmente em atividades lúdicas que reforçam o raciocínio, a cooperação e a criatividade.
Um projeto com futuro: mais escolas e mais alunos
Dado o sucesso alcançado, o Município de Braga planeia alargar a iniciativa a mais escolas, com o objetivo de tornar o ensino mais atrativo e eficaz para todos os alunos.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Cidade Curiosa, responsável também pela Ludoteca da Estufa, e conta com o apoio direto da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que destacou:
“É um projeto inovador que leva o jogo para o coração da aprendizagem. Ao proporcionar momentos de diversão e estratégia, estamos a cultivar competências fundamentais para o desenvolvimento escolar e pessoal dos nossos alunos.”
Segundo a vereadora, o objetivo é tornar a ludoteca acessível a um número crescente de estudantes, promovendo interação social, desenvolvimento cognitivo e gosto pela aprendizagem.