Evento reuniu 252 participantes de 59 escolas do distrito
Braga foi palco da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, uma iniciativa que decorreu no Auditório Vita e contou com a participação de 252 jovens de 59 escolas do distrito. O evento, organizado pelo Município de Braga, em parceria com a Assembleia da República e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), teve como tema “Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens”.
Ao longo de dois dias, os estudantes apresentaram e debateram propostas relacionadas com o impacto das novas tecnologias, culminando na seleção da medida mais representativa para ser discutida na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, agendada para maio. Foram ainda eleitos os deputados que representarão o distrito de Braga na fase final.
A sessão contou com a presença da vereadora da Educação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda, que destacou a importância de iniciativas como esta na formação cívica dos jovens:
“Despertar o interesse dos alunos para a participação cívica e política, promover a educação para a cidadania, a capacidade de argumentação e o pensamento crítico são fundamentais para o desenvolvimento social, pessoal e profissional dos alunos.”
O Parlamento dos Jovens é um programa nacional que incentiva os alunos a refletir sobre temas da atualidade, promovendo o debate democrático e a aprendizagem das regras do processo legislativo.