Prova internacional de montanha realiza-se a 10 e 11 de maio e estreia novo asfalto e medidas ambientais inéditas
A 44.ª edição da Rampa Internacional da Falperra, que decorre nos dias 10 e 11 de maio, em Braga, promete uma das mais intensas disputas dos últimos anos, com o jovem francês Kevin Petit a surgir como o grande rival do consagrado italiano Christian Merli. A prova integra o Campeonato da Europa de Montanha (CEM) e o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (CPM).
Kevin Petit, ao volante do Nova Proto NP01 Honda Turbo, chega à Falperra embalado por duas vitórias consecutivas — em França (Col Saint Pierre) e na Áustria (Rechberg) — superando o favorito Merli nas duas ocasiões. Este embate anuncia um possível fim do domínio do italiano, que já venceu por quatro vezes a rampa bracarense no âmbito do CEM.
Christian Merli, que em 2024 trocou o Osella FA30 pelo Nova Proto NP01 com motor V8 Cosworth, continua a ser um dos nomes mais temidos na montanha europeia, mas a consistência de Petit faz antever uma mudança geracional semelhante à protagonizada em 2024 por Geoffrey Schatz, também francês, que bateu Merli e se sagrou campeão europeu.
Contudo, Schatz não irá defender o título este ano, devido à falta de pneus, conforme anunciou na véspera da prova inaugural em França. O espanhol Joseba Iraola Lanzagorta, igualmente em Nova Proto, completa o trio de protagonistas que tem dominado o pódio europeu até agora.
Traçado mais rápido com novo asfalto
Este ano, o traçado da Falperra — com 5.200 metros — vai contar com mais de 6.000 m² de novo asfalto, o que deverá torná-lo mais rápido e espetacular. As melhorias incidem nas duas curvas iniciais após a partida, na zona até à Curva do Restaurante, nos setores dos “SS rápidos” e na aproximação à emblemática Curva da Morte.
Segundo a organização, estas obras foram pensadas para melhorar a segurança e o desempenho dos pilotos, aumentando o espetáculo da prova para os milhares de espectadores esperados.
Edição mais sustentável de sempre
A Rampa da Falperra 2025 será também a mais sustentável de sempre, fruto de um esforço conjunto do Clube Automóvel do Minho, da Câmara Municipal de Braga, da AGERE, da BRAVAL e da TUB.
Pela primeira vez foi nomeado um delegado ambiental, cargo assumido pela engenheira Rosário Arantes, da autarquia bracarense. Toda a comunicação com equipas e pilotos será digital, através da app Sportity (código FALPERRA2025).
Entre as medidas ecológicas destacam-se:
- Uso exclusivo de copos de papel e garrafas de vidro para distribuição de água;
- Recolha seletiva de resíduos a cargo da BRAVAL;
- Utilização de viaturas elétricas pela organização;
- Serviço especial de autocarros elétricos Braga–Falperra–Braga, promovido pela TUB, com bilhetes a 1 euro, para evitar o uso de transporte individual.
Mais informações sobre horários, acessos e transporte público estão disponíveis no site oficial da prova.
Ricardo Rio: “Cada Rampa tem Significado Especial”
Autarca de Braga destaca o impacto da Rampa da Falperra e o crescimento da prova ao longo dos anos
Ricardo Rio, o atual presidente da Câmara Municipal de Braga, foi homenageado pelo Clube Automóvel de Minho (CAM) com uma lembrança especial pelo seu apoio contínuo à Rampa da Falperra. A cerimónia teve lugar ontem, nos Paços do Concelho, e coincidiu com a apresentação da 44.ª edição da prova bracarense, que decorre este fim de semana.
Rio, que se prepara para viver a sua última Rampa da Falperra como autarca, não escondeu a emoção e o orgulho em ver a evolução desta competição. “Cada Rampa tem sempre um significado especial. São provas vividas intensamente pelos bracarenses e pelos milhares de visitantes que se deslocam a Braga com grande entusiasmo. É uma verdadeira romaria”, disse.
O autarca, que reside perto da partida da Rampa, destacou o ambiente único que envolve a prova e a forma como a cidade abraça este evento desportivo. “É extraordinário ver o entusiasmo das pessoas a cada edição da Rampa. É, sobretudo, um sentimento de realização e de satisfação por ver o crescimento, a consolidação e a afirmação da Rampa da Falperra ao longo dos últimos 12 anos”, afirmou, sublinhando o impacto positivo que a prova tem tido na cidade e na sua comunidade.
Este evento não é apenas uma competição desportiva, mas também uma festa para os bracarenses, que têm a oportunidade de assistir a uma das provas mais emblemáticas do Campeonato Europeu de Montanha. A edição deste ano tem ainda um foco na sustentabilidade, com a organização a implementar medidas para reduzir a pegada de carbono, como o uso de veículos elétricos para o transporte de participantes e público.
Ricardo Rio, que deixa o cargo de presidente da Câmara em breve, termina o seu mandato com a satisfação de ter contribuído para o crescimento e o sucesso contínuo da Rampa da Falperra, um dos maiores eventos desportivos de Braga.
Ni Amorim: “Rampa da Falperra é o Traçado Mais Exigente da Europa”
Presidente da FPAK destaca a importância histórica da prova e a dificuldade do traçado
Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), esteve ontem presente em Braga para a apresentação da 44.ª edição da Rampa Internacional da Falperra. A sua presença foi especialmente significativa, uma vez que este será o último ano de Ricardo Rio à frente da Câmara Municipal de Braga, cargo que ocupa há 12 anos.
Amorim não escondeu o orgulho em poder estar presente num evento de tal importância, sublinhando a relevância histórica da prova. “Esta é a prova mais antiga do Campeonato Europeu de Montanha, e isso por si só já é um feito muito importante para o Clube Automóvel de Minho (CAM)”, afirmou.
O presidente da FPAK também realçou a dificuldade e a singularidade do traçado da Falperra, que é considerado um dos mais exigentes da Europa. “O que se diz junto dos pilotos é que este é talvez o traçado mais exigente da Europa. A sua rapidez e as características do percurso tornam-no um verdadeiro desafio para qualquer piloto. Não é fácil competir aqui, e chegar ao fim sem cometer erros e sem acidentes é uma grande conquista”, destacou Ni Amorim, reconhecendo o nível de dificuldade que a Rampa representa para os participantes.
A Rampa da Falperra, com a sua combinação única de exigência técnica e rápida, continua a ser um dos maiores desafios do Campeonato Europeu de Montanha, atraindo pilotos de todo o continente. Amorim reforçou a sua confiança na continuidade do sucesso da prova e na importância de manter a sua tradição.
Rogério Peixoto destaca rivalidade entre pilotos e os esforços ambientais da prova
Durante a apresentação da 44ª edição da Rampa Internacional da Falperra, que decorreu ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, o presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), Rogério Peixoto, reforçou a expectativa de uma intensa luta entre dois dos maiores nomes do automobilismo europeu: Kevin Petit e Christian Merli. Petit, que venceu as duas primeiras provas da temporada do Campeonato Europeu de Montanha, e Merli, vencedor das últimas cinco edições da Falperra, são apontados como os principais favoritos à vitória este ano. “Aqui em Braga, vai ser uma luta de leões”, afirmou Peixoto, destacando a rivalidade crescente entre os dois pilotos.
Aposta na Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade ambiental tem sido uma preocupação crescente nas competições automobilísticas, e a Rampa da Falperra não é exceção. A edição deste ano promete ser a mais ecológica de todas, com a organização a implementar uma série de medidas para reduzir a pegada carbónica da prova. A Câmara Municipal de Braga, em parceria com o CAM, anunciou que 300 árvores serão plantadas para compensar as emissões de carbono geradas pela competição.
Redução da Pegada Carbónica e Ações Ambientais
Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, anunciou que, em parceria com o Clube Automóvel do Minho (CAM), será realizada uma ação de plantio de 300 árvores para ajudar a compensar a pegada carbónica gerada pela competição. Esta ação está em linha com as políticas ambientais da cidade e visa tornar a prova mais sustentável a cada ano.
Além disso, a prova terá a implementação de outras ações verdes, como a distribuição de água em copos de papel pela AGERE e a recolha de resíduos para reciclagem pela BRAVAL. Pela primeira vez, foi nomeada uma delegada ambiental, a engenheira Rosário Arantes, para garantir que todas as práticas ambientais sejam rigorosamente seguidas durante a competição.
Novidades no Traçado: Uma Oportunidade de Recorde
A edição de 2025 promete ser ainda mais emocionante, com a introdução de melhorias significativas no traçado da rampa. Foram adicionados mais de 6.000 metros quadrados de novo asfalto, que melhoraram a aderência do piso em várias curvas importantes. Rogério Peixoto, presidente do CAM, acredita que estas melhorias tornam a Rampa da Falperra ainda mais desafiadora e abre uma grande possibilidade de quebra do recorde da pista, especialmente com pilotos de alto calibre como Kevin Petit e Christian Merli, que têm dominado o Campeonato Europeu de Montanha. “Este ano, teremos uma luta de leões”, afirmou Peixoto, referindo-se à rivalidade crescente entre os dois.
Além disso, a organização está a promover a utilização de soluções digitais para otimizar a comunicação com os pilotos e as equipas, com a informação a ser partilhada através da plataforma digital Sportity. A engenheira Rosário Arantes, delegada ambiental da prova, será responsável por coordenar todas as ações relacionadas com a sustentabilidade, assegurando que a prova cumpra as normas ambientais e contribua para a preservação do meio ambiente.
Melhorias no Traçado da Rampa
Outra grande novidade desta edição é a melhoria do traçado da rampa. Foram adicionados mais de 6.000 metros quadrados de novo piso, com especial foco nas curvas que melhoram a aderência dos carros. Rogério Peixoto acredita que essas alterações podem ajudar a quebrar o recorde da pista, proporcionando um espetáculo ainda mais emocionante para os espectadores e desafiador para os pilotos.
Com uma previsão de 150 mil visitantes, a Rampa da Falperra continua a ser um dos maiores eventos desportivos de Braga, unindo tradição, competitividade e compromisso ambiental.
🏁 44.ª Rampa Internacional da Falperra
📅 Datas: 9, 10 e 11 de maio de 2025
📍 Local: Estrada Nacional 309, Braga, Portugal
⏱ Distância do percurso: 5,2 km
📈 Altitude final: 262 metros
🚗 Tipos de veículos: Protótipos, GTs e carros de montanha
🏆 Competições: Campeonato Europeu de Montanha (CEM) e Campeonato de Portugal de Montanha (CPM)Wikipédia, a enciclopédia livre
🏎️ Principais Pilotos
- Kevin Petit (França): Vencedor em Col Saint Pierre (França) e Rechberg (Áustria) em 2025.
- Christian Merli (Itália): Cinco vezes campeão europeu, atual campeão da Falperra.
- Geoffrey Schatz (França): Campeão europeu em 2024, ausente nesta edição.
🛣️ Novidades de 2025
- Novo asfalto: Mais de 6.000 m² de novo piso, tornando o traçado mais rápido e espetacular.
- Sustentabilidade: Uso de veículos elétricos pela organização e Transportes Urbanos de Braga (TUB), distribuição de água em copos de papel e garrafas de vidro, e recolha de resíduos para reciclagem.
- Delegado ambiental: Engenheira Rosário Arantes, da Câmara Municipal de Braga.
🚍 Transporte para o Evento
- Shuttle especial: Serviço Braga-Falperra-Braga por 1€ ida e volta.
- Horários: Início da prova: 06h00 às 08h20 (sábado) e 06h00 às 08h05 (domingo). Frequência: a cada 15 minutos.
- Mais informações: 44.ª Rampa Internacional da Falperra
🎟️ Bilhetes
- Bilhete diário e passe 2 dias: Disponíveis para compra online.
- Crianças: Menores de 12 anos não pagam bilhete na zona de peão, mas devem ser acompanhadas por um adulto.
- Mais informações: 44.ª Rampa Internacional da Falperra
Para detalhes completos sobre horários, zonas de acesso e regulamentos, consulte o site oficial da prova: