Campanha nacional arranca esta quarta-feira e terá duas ações na cidade, nos dias 19 e 20 de maio

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em parceria com a PSP e a GNR, vai intensificar a fiscalização e a sensibilização para o uso indevido do telemóvel durante a condução, no âmbito da campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que decorre entre os dias 14 e 20 de maio. Em Braga, estão previstas duas ações específicas na próxima semana.

A primeira operação está agendada para segunda-feira, dia 19 de maio, às 14h00, na Rua de São Martinho. A segunda terá lugar na manhã de terça-feira, 20 de maio, pelas 08h00, na Avenida do Cávado, junto ao posto de combustível da Cepsa.

A campanha pretende alertar para os perigos associados à utilização do telemóvel enquanto se conduz, comportamento que, segundo as autoridades, multiplica por quatro o risco de acidente e aumenta drasticamente o tempo de reação a imprevistos.

“A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante três segundos equivale a conduzir 42 metros com os olhos vendados – o mesmo que ultrapassar uma fila de 10 carros”, alerta a ANSR.

Além das ações em Braga, outras intervenções de sensibilização e fiscalização decorrerão em Vila Flor (IC5), Bragança (Av. das Cantarias) e Sesimbra (EN377 – Rotunda de Alfarim).

Esta é já a quinta campanha das 11 previstas para 2025 no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF). Até ao final do ano, será realizada uma campanha por mês, incidindo sobre diferentes temáticas de segurança rodoviária, todas alinhadas com as recomendações europeias.

As campanhas promovidas pela ANSR, GNR e PSP têm sido implementadas anualmente desde 2020 e visam reduzir a sinistralidade nas estradas portuguesas, apelando a comportamentos mais seguros por parte dos condutores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here