O Vitória Sport Clube respondeu oficialmente às declarações de Rui Borges, treinador do Sporting, que insinuou que jogadores do emblema minhoto terão forçado cartões amarelos na jornada anterior para poderem disputar o jogo da última ronda da Liga Portugal Betclic, frente aos leões, no Estádio de Alvalade.
Em comunicado, o clube de Guimarães classifica as palavras de Rui Borges como uma «deselegância», sublinhando que colocam em causa o profissionalismo de dois atletas vitorianos. O Vitória frisa que todos os jogos e todas as competições são levados com seriedade pela instituição, rejeitando qualquer tipo de insinuação sobre manipulação ou gestão intencional de castigos.
O clube minhoto vai mais longe e aponta um exemplo dentro do próprio Sporting. No comunicado, refere que o médio Morten Hjulmand viu o quinto cartão amarelo no dérbi com o Benfica, o que o impede de jogar frente ao Vitória, sugerindo que tal decisão também poderia dar azo a especulações infundadas.
«Sugerimos, de resto, que ninguém incorra na insensatez de dizer que Morten Hjulmand, um capitão de equipa sério, comprometido e profissional, terá forçado a amostragem do quinto cartão amarelo no recente dérbi lisboeta para não defrontar o Vitória SC na última jornada da Liga Portugal», pode ler-se na nota.
O Vitória termina apelando ao fim das “construções de cenários fictícios” e assegura que, independentemente do desfecho da partida frente ao Sporting, os seus jogadores «darão tudo em campo» e ninguém poderá questionar a sua integridade desportiva.