Não vamos desistir, promete Zelenskii

“Não me escondo. E não tenho medo de ninguém”: Zelensky grava um vídeo para revelar onde está.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acaba de publicar um vídeo no seu escritório em Kiev. “Não me escondo. E não tenho medo de ninguém. [Vou ficar] o tempo que for preciso para vencer esta… guerra!”

Num discurso partilhado na noite de segunda-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenskii, assegurou os seus cidadãos que “a vitória vai ser alcançada.” O vídeo de nove minutos, filmado do seu escritório em Kiev, marca o 12º dia da invasão russa. Uma transcrição em inglês foi partilhado no site da Presidência da Ucrânia. 

“Vocês não desistem. Nós não desistimos”, assegurou Zelenskii durante o discurso.

“Hoje é o décimo segundo. A décima segunda noite da nossa luta. Da nossa defesa. Estamos todos no terreno, estamos todos a trabalhar”, começou. “Todos estão onde deveriam estar. Eu estou em Kiev. A minha equipa está comigo. A defesa territorial está no terreno. Os militares estão em posição. Os nossos heróis! Médicos, socorristas, transportadores, diplomatas, jornalistas”, enumerou. “Estamos todos em guerra. Todos nós contribuímos para a nossa vitória, que será definitivamente alcançada.”

“[Será alcançada] pela força das armas e do nosso exército. Pela força das palavras e da nossa diplomacia. Pela força do espírito”, continuou. “Todos os homens e mulheres ucranianos que ontem, hoje e amanhã protestaram contra os invasores são heróis”, declarou. “Gritamos contra os invasores juntamente convosco. Estamos convosco nas praças e nas ruas. Não temos medo convosco quando os invasores abrem fogo e tentam expulsar toda a gente.”

E prometeu: “Temos de compreender que cada dia de luta, cada dia de resistência cria melhores condições para nós. Uma posição forte para garantir o nosso futuro. Em paz. Depois desta guerra.”