Teacher Academy for Maker Education” vai preparar docentes com foco nas áreas STEM até 2028

A Universidade do Minho (UMinho) está envolvida num ambicioso projeto europeu que visa capacitar professores dos ensinos básico e secundário para a promoção da aprendizagem ativa e criativa através da educação “maker”. Intitulado “Teacher Academy for Maker Education”, o projeto tem financiamento do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia e decorre até abril de 2028.

A iniciativa, liderada pela Universidade de Talin (Estónia), conta com parceiros de vários países europeus, entre eles o Trinity College Dublin, a Universidade Aristóteles de Salónica, a Universidade de Educação de Weingarten, o Laboratório Europeu de Tecnologia Educativa e instituições nacionais como os Agrupamentos de Escolas Carlos Amarante e de Real, o Centro de Formação Sá de Miranda e o próprio Ministério da Educação.

O objetivo principal é levar a educação maker dos contextos informais para a escola, integrando-a no currículo como ferramenta para desenvolver competências cruciais do século XXI, como o pensamento computacional, a inovação tecnológica, a resolução de problemas complexos e o trabalho colaborativo.

Coordenado na UMinho pela professora Laurinda Leite, o projeto envolve ainda docentes e investigadores do Centro de Investigação em Educação e do Centro Algoritmi, como Ana Sofia Afonso, António Osório, Pedro Rangel Henriques, entre outros.

A segunda reunião do consórcio internacional terá lugar em Braga, em novembro de 2025, e será dedicada à avaliação dos primeiros módulos de formação e à preparação de cursos curtos e escolas de verão, cuja implementação está prevista para o final de 2026.

“Este projeto prepara os professores para uma nova abordagem pedagógica que terá impacto direto na qualificação dos jovens e na sua futura integração num mercado de trabalho em constante mudança”, sublinha Laurinda Leite.

A meta é garantir que a Academia Europeia de Educação Maker continue a operar além de 2028, contribuindo para a formação contínua dos professores europeus, alinhada com o Quadro Europeu de Competências-Chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida.

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