Presidente da República cancela presença no Alemanha-Portugal para dar prioridade à formação do novo Executivo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou esta quarta-feira que irá reunir-se durante a tarde, no Palácio de Belém, com o primeiro-ministro Luís Montenegro, para analisar a composição do XXV Governo Constitucional, cuja posse está prevista para quinta-feira ao final da tarde.

“Obviamente, entre a formação do Governo e o jogo de Portugal, a formação do Governo era mais importante”, afirmou Marcelo aos jornalistas durante uma visita à Feira do Livro de Lisboa, referindo-se ao cancelamento da sua presença na meia-final da Liga das Nações entre Alemanha e Portugal.

De acordo com o Chefe de Estado, a cerimónia de posse decorrerá apenas com os ministros, ficando a nomeação dos secretários de Estado para uma data posterior. “Só posso confirmar depois de estar com o senhor primeiro-ministro”, ressalvou.

Marcelo garantiu ainda que, até ao momento, não recebeu qualquer nome para o novo executivo, adiantando: “Vou estar com o primeiro-ministro depois de almoço. Agora vou dar uma volta na Feira, almoço aqui e depois vou para Belém”.

Questionado sobre possíveis alterações na composição do executivo face ao Governo cessante da Aliança Democrática (AD), Marcelo respondeu: “Não espero nada, tenho de esperar para ver”.

Luís Montenegro foi indigitado primeiro-ministro na passada quinta-feira, após as audições com os dez partidos com assento parlamentar, resultado das eleições legislativas antecipadas de 18 de maio. A coligação AD (PSD/CDS-PP) venceu sem maioria absoluta, com 91 deputados eleitos — 89 do PSD e dois do CDS-PP — e irá formar o XXV Governo Constitucional, o segundo chefiado por Montenegro desde abril de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here