Goleada por 8-0 ao Santa Luzia garante consagração inédita; equipa de Fafe festejou com os adeptos e foi recebida na varanda da Câmara Municipal

A equipa feminina de futsal do Nun’Álvares inscreveu esta terça-feira o seu nome na história da modalidade, ao conquistar, pela primeira vez, o título de campeã nacional, após uma expressiva vitória por 8-0 frente ao Santa Luzia, no terceiro jogo da final.

Perante um pavilhão esgotado com cerca de 800 adeptos, a formação de Fafe entrou em campo determinada e praticamente selou o destino da partida nos primeiros 31 segundos, altura em que Ana Azevedo e Cátia Morgado marcaram os primeiros dois golos.

Uma exibição de gala

A goleada foi construída com golos de Ana Azevedo (1’, 27’ e 33’), Cátia Morgado (1’, 36’ e 39’), Jana Godoi (6’) e Lídia Moreira (35’), perante uma equipa do Santa Luzia que terminou a partida com três expulsões – Lelê, Helora e Carina Santos.

Com este triunfo, o Nun’Álvares sucede ao Benfica, campeão das últimas sete edições, e junta-se à restrita lista de campeãs nacionais, que inclui também Golpilheira, Novasemente e Vermoim.

A equipa treinada por Paulo Tavares já tinha vencido os dois jogos anteriores (2-0 e 4-3), mas guardou a exibição mais avassaladora para o jogo decisivo, onde demonstrou total superioridade tática e emocional.

Festa em Fafe e receção na Câmara

Após o jogo, a festa estendeu-se à cidade. As atletas e equipa técnica foram recebidas na Câmara Municipal de Fafe, onde foram saudadas pelo presidente Antero Barbosa e pela vereadora do Desporto, Paula Nogueira.

Na varanda da autarquia, mostraram o troféu aos adeptos, numa celebração marcada por emoção, orgulho e o sentimento de missão cumprida.

“Dever cumprido”, diz o treinador

“Este título era muito importante, sobretudo para as jogadoras mais experientes que nunca tinham sido campeãs. Foi um percurso de sacrifício, mas justo. Hoje mostraram tudo o que fazem nos treinos com intensidade e eficácia”, referiu Paulo Tavares.

O técnico destacou ainda o crescimento do futsal feminino e apelou a mais investimento por parte dos clubes:
“O futsal feminino merece mais apoio. Há projetos como os do SC Braga e Torreense a ganhar força. Precisamos de mais pavilhões cheios e de mais espetáculos como este.”

Um palmarés em ascensão

O título agora conquistado junta-se à Taça de Portugal (2021/22) e às Taças da Liga (2021/22 e 2023/24), consolidando o Nun’Álvares como uma das principais forças do futsal feminino nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here