A cerimónia de entrega dos galardões referentes a 2021/22 decorreu ontem à noite em Famalicão.
No total, foram atribuídos 28 prémios a atletas minhotos, que de uma maneira ou de outra, deram o contributo para enaltecer o desporto da região do Minho. O tenista João Sousa e o Viana Remadores do Lima foram dois dos grandes destaques da noite, ao vencerem, respetivamente, o Grande Prémio referente ao Júri Individual e o Grande Prémio do Júri Coletivo. Para além dos prémios atribuídos, foram ainda homenageados 31 atletas que, no último ano, se evidenciaram nas provas europeias e mundiais, seja na representação dos clubes ou das seleções nacionais portuguesas de cada modalidade, categoria e escalão.
O evento manteve a tradição e, pelo 22º ano consecutivo, nenhum atleta, treinador, dirigente ou árbitro repetiu a conquista de um prémio na mesma categoria. A cerimónia terminou com as atuações de Ana Cristina Silva e Cristina Lima, sendo que a organização já pensa na próxima edição do evento.
O presidente da Direnor, José Ferreira, abriu a 25.ª edição da gala ‘O Minhoto’ – troféus desportivos, na Casa das Arte em Famalicão, referindo que o desporto no Minho continua a crescer, em quantidade e em qualidade, Aquele responsável apontou indicadores do crescimento em números de praticantes, mas também na sua dimensão qualitativa, com os números de olímpicos e paralímpicos da região “em crescendo”, tanto no que concerne ao desporto federado como à pratica desportiva informal.
José Ferreira mostrou “gratidão” aos atletas, técnicos e dirigentes, minhotos que estão envolvidos na prática desportiva que envolve os distritos de Braga e Viana do Castelo em “cerca de 50 mil pessoas”.
Por outro lado, o responsável frisou também o ecletismo, evidenciando as cerca de duas dezenas de modalidades nas quais a região conta com campeões nacionais e sublinhou o papel de clubes como o Vitória SC e o SC Braga pela diversidade de modalidades desportivas que praticam.
Mário Passos presidente da Câmara Municipal de Famalicão referiu na sua intervenção durante a Gala que o Município de Famalicão vai avançar ainda este ano concurso público de uma pista de atletismo e o projecto para uma piscina olímpica de 50 metros.
A pista de atletismo vai implicar um investimento de 7 ME, acrescentou, garantindo que vai ter condições não só para a prática da modalidade pelos famalicenses como ainda para acolher provas nacionais e internacionais.
Lista Completa de Vencedores:
Andebol- Hugo Rocha (ABC)
Artes Marciais- Ana Rita Rego (AD Wushu Kung Fu)
Atletismo- Ricardo Dias (Sporting CP)
Basquetebol- Susana Carvalheira (AD Vagos)
Canoagem- Joana Vasconcelos (SL Benfica)
Ciclismo- José Dias (DMT Racing Team, Itália)
Desporto Adaptado- Nélson Silva (CERCIGUI)
Desportos Motorizados- Diogo Graça (Motociclismo)
Futebol Amador- Paulo Amaral (Atlético dos Arcos)
Futebol Profissional- Tozé (Vitória SC)
Futsal- Carla Vanessa (Santa Luzia FC)
Hóquei em Patins- Miguel Vieira (SL Benfica)
Natação- José Paulo Lopes (SC Braga)
Rugby- Júlia Araújo (Sporting CP)
Remo- Cláudia Figueiredo (U. Louisville/EUA)
Ténis- Francisca Jorge (CT Guimarães)
Voleibol- Fabiola Gomes (AVC Famalicão)
Outras modalidades- Sara Rocha (Bilhar – Académica)
Treinador- Nuno Espírito Santo (Futebol)
Árbitro- João Pinheiro (Futebol)
Clube Fomento Desporto Jovem- CCD Ribeirão (Atletismo)
Revelação- Diogo Dalot (Manchester United)
Dirigente Desportivo- Horácio Lima (Presidente CN Prado)
Consagração- Adriano Niz (GD Natação Famalicão)
Clube Desporto Escolar- ES Santa Maria Maior (Viana Castelo)
Evento Desportivo- Braga CED 2018 (80 Modalidades)
Grande Prémio Júri Individual- João Sousa (Ténis)
Grande Prémio Júri Colectivo- Viana Remadores do Lima (Remo)