A teoria de conspiração por detrás da mensagem é baseada no rasto deixado pelos aviões – e até é protagonista numa música de Lana Del Rey.

m utilizador espanhol foi surpreendido por um funcionário de uma cafetaria, recebendo na quarta-feira, como troco, uma nota de cinco euros com uma mensagem peculiar, repleta de mistério e… teorias da conspiração.

Através do Twitter, o utilizador publicou a imagem da nota, na qual estava escrita, a caneta, a mensagem “Olha para o céu. Estão-nos a fumegar” (do espanhol ‘Mira al cielo. ¡Nos fumigan!).

A curiosidade do incidente vai para além da desvalorização dos cinco euros que, agora, podem ser recusados (a nota pode ser considerada como vandalizada). É que a mensagem remete para uma teoria da conspiração muito particular, relacionada com… aviões.

A teoria, que em inglês é denominada pela Universidade de Harvard como ‘Chemtrail Theory’, e que reúne milhares de seguidores através das redes sociais, sugere que os rastos deixados pelos aviões que circulam no céu são, na verdade, parte de um plano governamental para libertar químicos para a terra e, assim, criar uma série de circunstâncias nocivas para a população – desde a esterilização em massa, redução do tempo de vida, controlo mental sobre as pessoas, controlo meteorológico ou, claro, para matar os cidadãos.

Não existe, claro, qualquer prova científica que comprove que os governos mundiais têm um plano para largar químicos sobre a população para a controlar, nem que haja qualquer relação com extraterrestres e os rastos de fumo dos aviões.

A Universidade de Harvard explica que “se realmente houvesse um programa à larga escala para largar materiais de aeronaves nas escalas descritas, teria de ser um programa operacional grande para manufaturar, carregar e dispersar os materiais”, esclarecendo que tal envolveria dezenas de milhares de pessoas e, por isso, seria praticamente impossível manter o segredo.

Ainda assim, a teoria é tão famosa que os ‘chemtrails’ são mesmo mencionados no nome de um álbum de Lana Del Ray, o ‘Chemtrails Over the Country Club’ – a referência no disco, e na faixa com o mesmo nome, é meramente visual, e a artista não disserta sobre a hipótese de um vasto programa internacional para conter a população mundial.