Mais de duas mil pessoas encheram o centro da cidade para apoiar a coligação Juntos por Guimarães, que promete um novo rumo com propostas para mobilidade, habitação e juventude.
O Largo do Toural, em Guimarães, foi palco de uma impressionante mobilização popular na noite deste sábado, com mais de duas mil pessoas a marcarem presença na apresentação oficial da candidatura da coligação Juntos por Guimarães à Câmara Municipal e às freguesias do concelho.
Ricardo Araújo, candidato à presidência da autarquia, subiu ao palco ladeado pelos 55 candidatos às freguesias e deixou claro que o evento simboliza uma vontade crescente de mudança no concelho. “Ver este Toural cheio é uma alavanca para percorrer o caminho para a vitória”, afirmou, perante uma plateia entusiasta.

A cerimónia contou com a presença de várias figuras de peso do PSD, como José Pedro Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República, e as secretárias de Estado Clara Marques Mendes e Ana Luísa Machado. Também marcaram presença rostos históricos do partido a nível local, como António Xavier, antigo presidente da câmara.
“Guimarães está a perder oportunidades”
Ricardo Araújo defendeu uma candidatura inclusiva e aberta à participação de todos os cidadãos, reiterando a sua motivação para liderar a autarquia. “Quero ser presidente de Câmara porque não aceito ver este concelho a perder oportunidades, a perder empresas, a perder jovens e o crescimento”, declarou.
O candidato da coligação não poupou críticas à governação socialista, apontando diretamente ao adversário do PS, que considerou “incapaz de liderar o futuro de Guimarães”. “Esteve oito anos na vereação, qual foi o legado que deixou? Nada. Tem um estilo parecido ao de Pedro Nuno Santos”, acusou.
Referindo-se a alegadas ligações entre o adversário socialista e benefícios fiscais atribuídos a uma empresa onde este viria a trabalhar após sair do executivo, Araújo foi perentório: “Tem de se explicar e não vamos deixar passar”.
Propostas para mobilidade, habitação e juventude
Entre as principais propostas da coligação Juntos por Guimarães destacam-se medidas nas áreas da mobilidade, habitação e fixação de jovens. Araújo propõe um passe gratuito para jovens e um passe único municipal de 10 euros, assim como o avanço do projeto metrobus, para responder às dificuldades de mobilidade no concelho.
A revisão do Plano Director Municipal (PDM) surge como prioridade para aumentar a oferta habitacional, de forma a facilitar o acesso à habitação para jovens e famílias. “Queremos reter talento, criar condições para que os nossos jovens vivam e trabalhem com qualidade de vida em Guimarães”, afirmou.
“A mudança já começou”
O ambiente vivido no Toural, com uma expressiva participação popular, foi apontado pela candidatura como um sinal claro de que “a mudança já não pode ser travada”. Para Ricardo Araújo, trata-se do início de um novo ciclo, com um projeto “de futuro, com visão e que conta com todos os vimaranenses”.
A coligação Juntos por Guimarães junta o PSD, CDS-PP, PPM, MPT e Aliança, e tem como objetivo conquistar a liderança do município nas próximas eleições autárquicas, propondo-se como alternativa ao atual executivo socialista.