António Salvador vai apresentar proposta na Assembleia Geral da Liga para impedir clubes de alterar recintos quando recebem Porto, Benfica e Sporting

O Sporting Clube de Braga pretende acabar com a prática de alguns clubes da I Liga que mudam de estádio apenas para os jogos contra FC Porto, Benfica ou Sporting, alegando que tal prática desvirtua a verdade desportiva da competição. A proposta será apresentada esta quarta-feira, na reunião extraordinária da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

De acordo com o jornal A Bola, o presidente do SC Braga, António Salvador, defende que os clubes devem estar obrigados a disputar todos os jogos como visitados no mesmo estádio, localizado num raio máximo de 100 quilómetros da sede do clube, impedindo a escolha de palcos com maior capacidade ou localização estratégica exclusivamente para jogos com os três chamados “grandes”.

Alterações concretas ao regulamento

A proposta visa alterar a alínea a) do artigo 29.º do Regulamento das Competições da Liga, que atualmente permite a designação de um estádio principal e um alternativo. O SC Braga quer eliminar também os números 5 e 6 desse artigo, que permitem a escolha de três jogos num estádio alternativo, sendo prática comum utilizar essa prerrogativa especificamente nos jogos com Benfica, Sporting e FC Porto.

Um “truque” legal com impacto desportivo

O clube arsenalista entende que esta prática, embora legal, altera as condições de equidade e justiça da competição, uma vez que pode influenciar os resultados e o desempenho desportivo, beneficiando os clubes que jogam fora dos seus contextos habituais apenas em ocasiões específicas, como forma de atrair mais público ou aumentar a receita.

A votação da proposta na Assembleia Geral da Liga poderá abrir um debate mais amplo sobre a necessidade de uniformização das condições competitivas no futebol profissional português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here