Alegada Falta de Equipamento de Proteção Individual Gera Revolta no Comando Distrital da PSP
Um grupo de agentes do Comando Distrital da PSP de Braga manifestou a sua indignação pela ausência de coletes refletores para todos os elementos em serviço operacional, uma falha particularmente notória em ocorrências de acidentes de viação. Esta situação, segundo os relatos, estende-se até mesmo a cargos de maior hierarquia, como chefes-principais.
Os referidos agentes, que optaram por manter o anonimato devido ao receio de sanções disciplinares e agindo à margem de quaisquer diretrizes sindicais, não esconderam o seu descontentamento com a alegada carência de equipamentos de proteção individual, nomeadamente “uns simples coletes refletores”.
Um incidente ilustrativo, mencionado pelos mesmos, ocorreu a meio da presente semana. Num acidente de viação na Variante Sul de Braga, onde um veículo capotou, os agentes, preocupados com uma jovem que se encontrava na via rápida, colocaram a sua própria segurança em risco ao proceder ao corte do trânsito sem o devido equipamento refletor.
Um graduado da 1.ª Esquadra da PSP de Braga, que também pediu para não ser identificado, expressou a sua inquietação: “Com que moral advertimos e multamos civis por estarem na estrada sem coletes refletores, quando nós próprios, sem querer, damos um mau exemplo para a sociedade?”