Figura destacada da Revolução de 25 de Abril, Amadeu Garcia dos Santos faleceu aos 89 anos em casa. Exerceu cargos de relevo no pós-revolução, como secretário de Estado e presidente da Junta Autónoma de Estradas.
Faleceu esta quinta-feira, aos 89 anos, o general Amadeu Garcia dos Santos, um dos militares que participaram na Revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs fim à ditadura em Portugal. A informação foi confirmada por fonte oficial do Exército Português, que adiantou que o antigo militar morreu na sua residência.
Garcia dos Santos foi especialista em comunicações e teve um papel ativo na coordenação das operações durante o movimento militar que instaurou a democracia no país. Após o 25 de Abril, desempenhou funções como secretário de Estado no I Governo Provisório, liderado por Adelino da Palma Carlos, tendo mais tarde sido nomeado chefe do Estado-Maior do Exército (CEME).
A sua carreira pública prolongou-se além da vida militar, assumindo também a presidência da extinta Junta Autónoma de Estradas (JAE), órgão responsável pela gestão da rede viária nacional.
A morte do general Garcia dos Santos representa a perda de uma das figuras centrais do processo de transição democrática em Portugal.