Iniciativa promovida pelo Município de Braga arrancou em Tadim e vai passar por várias freguesias do concelho. Exposição, conversas e ações culturais integram o programa.
O Município de Braga deu início ao projeto “Braga Soa a Longevidade e Bem-Estar”, uma iniciativa que visa promover o envelhecimento ativo e participativo e fomentar uma cidadania mais informada e inclusiva entre a população sénior.
A iniciativa arrancou com uma exposição na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e seguiu para a freguesia de Tadim, onde se desenvolveram diversas atividades. Na próxima semana, o projeto chegará a Arentim, estando prevista a itinerância por outras freguesias do concelho ao longo dos próximos meses.
O projeto é promovido pela autarquia bracarense, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 5.ª Geração – Braga I e Braga II (CLDS 5G), com o propósito de tornar Braga “um concelho amigo da idade”.
O programa contempla uma exposição itinerante, um ciclo de conversas com “Bracarenses Inspiradores” e momentos culturais, numa aposta clara na mobilização da comunidade para a valorização do papel das pessoas mais velhas na vida social e local.
Através da partilha de histórias de vida, da escuta ativa e da integração de registos fotográficos e audiovisuais, a exposição constitui um espaço de reflexão e valorização da longevidade e do envelhecimento positivo.
Está ainda prevista a realização de uma sessão sobre Promoção da Literacia Jurídica e Direitos Humanos de Grupos Vulneráveis – Edição Pessoas Mais Velhas, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
A exposição e atividades associadas estarão disponíveis para visita na Junta de Freguesia de Arentim na próxima semana, dando continuidade a um movimento que pretende aproximar gerações e reforçar o papel ativo da população sénior em Braga.