Joana Pereira, José Abílio Gonçalves e Domingos Vieira competem na Croácia com ambição e orgulho

Três atletas do SC Braga integram a Selecção Nacional de Boccia, que está a disputar o Campeonato da Europa, em Zagreb, na Croácia. Joana Pereira, José Abílio Gonçalves e Domingos Vieira representam Portugal na mais alta competição continental da modalidade, levando consigo a dedicação, o trabalho e a paixão pelo desporto paralímpico.

Na classe BC3, Joana Pereira e José Abílio Gonçalves competem não só nas provas individuais, mas também em pares, numa equipa que nasce da forte ligação e rotina de treino construída no clube minhoto.

“É muito especial partilhar o campo com o José Abílio. Sempre foi uma inspiração para mim pela sua dedicação e percurso. Vamos levar para a competição tudo o que treinámos juntos. É uma motivação extra”, afirmou Joana Pereira, acompanhada por Ana Francisco, destacando ainda que esta é a sua primeira participação num Campeonato da Europa:
“É uma sensação inexplicável, fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver. Era um dos meus grandes objectivos.”

A preparação, explica, foi longa e criteriosa:

“Começou em Setembro, com ajustes ao longo do tempo para nos adaptarmos aos adversários. Mesmo a competição na Finlândia fez parte desta preparação. Cada etapa foi vivida com o objectivo de chegar aqui.”

José Abílio Gonçalves, por sua vez, salientou o orgulho de voltar a representar as cores nacionais:

“Sinto-me muito bem. Venho de uma fase desafiante, mas estou preparado para ultrapassar os obstáculos. Representar Portugal é sempre um enorme orgulho.”

Com o apoio do seu assistente Paulo Correia, o experiente atleta reconhece o valor da parceria com Joana:

“Temos um forte background de treino conjunto. Mas as competições são exigentes e os adversários, muito experientes. Vamos ter de dar o nosso melhor.”

Na classe BC4, Domingos Vieira está de regresso à selecção nacional e encara o desafio com ambição renovada:

“É com muito orgulho que volto a ter esta oportunidade. Representar Portugal e o SC Braga é um privilégio. Sinto-me preparado para dar o meu melhor.”

Focado na competição individual, o atleta sublinha o espírito competitivo que o acompanha:

“Encaro cada jogo como uma final. O objectivo é passar a fase de grupos e, a partir daí, tudo pode acontecer.”

O Campeonato da Europa de Boccia decorre esta semana em Zagreb e reúne os melhores atletas europeus da modalidade. Os ‘guerreiros’ do SC Braga prometem lutar com garra pelo nome de Portugal e pelo prestígio da sua formação.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here