Megaoperação em Portugal e Espanha resulta na apreensão de droga, armas, dinheiro e veículos. A investigação durava há mais de três anos.


Uma megaoperação conjunta entre a GNR e a Guardia Civil espanhola levou à detenção de 49 pessoas e à apreensão de 18 lanchas rápidas avaliadas em cerca de oito milhões de euros, numa ação que visou desmantelar uma vasta rede de narcotráfico transnacional.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pela GNR, a operação decorreu entre segunda-feira e esta sexta-feira, abrangendo oito distritos de Portugal continental e o sul de Espanha. Esta ação surge na sequência de uma investigação que se prolongou por mais de 38 meses, tendo como objetivo principal neutralizar a cadeia logística de grupos organizados ligados ao tráfico de estupefacientes.

Durante a operação, foram ainda apreendidos 40 motores de alta potência, sete toneladas de haxixe, 650 quilos de cocaína com um valor estimado em 2,5 milhões de euros, 780 mil euros em numerário, 11 armas de fogo e 24 viaturas.

Em Portugal, as autoridades detiveram 32 suspeitos e cumpriram 32 mandados de busca domiciliária, 21 não domiciliárias e 35 mandados de busca e apreensão de veículos. Em Espanha, para além de uma nova detenção, já tinham sido realizadas 16 detenções no decorrer da investigação, totalizando 49 pessoas detidas, todas suspeitas dos crimes de tráfico de droga, associação criminosa e posse de armas proibidas.

A GNR destaca que esta operação foi realizada no âmbito da Cooperação Policial Internacional, com a colaboração da Guardia Civil espanhola. Participaram na ação elementos das Unidades de Emergência, Proteção e Socorro, Controlo Costeiro e de Fronteiras, Ação Fiscal, oito comandos territoriais da GNR e ainda o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).