Evento realiza-se este sábado, no Largo do Toural, com prémios para atletas, clubes e dirigentes que se destacaram ao longo do ano


Guimarães volta a prestar tributo ao talento e ao empenho dos seus atletas e clubes na edição de 2025 da Gala do Desporto, marcada para este sábado, 12 de julho, a partir das 21h00, no emblemático Largo do Toural.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a Tempo Livre, visa reconhecer o mérito desportivo local, distinguindo os protagonistas das mais relevantes conquistas do último ano, nas suas respetivas modalidades.

Durante a cerimónia, serão atribuídas Bolsas de Formação Desportiva no valor de 2.000 e 2.500 euros, como incentivo à continuidade do percurso desportivo dos atletas.

Serão ainda conhecidos os vencedores das categorias ‘Atleta do Ano’ e ‘Jovem Revelação’, nas variantes feminina e masculina. A par destas distinções, serão atribuídos prémios nas categorias de Desporto Adaptado, Ética no Desporto, Carreira, Homenagem, Projeto Desportivo do Ano, Dirigente Desportivo do Ano e Grande Prémio do Júri.

Na categoria de ‘Atleta do Ano’, os nomeados são Matilde Jorge (Clube de Ténis), Sara Ferreira (Vitória SC – atletismo), Vitória Dias (Vitória SC – jiu jitsu), Alexandre Amorim (Vitória SC – natação), Pedro Camargo (Vitória SC – polo aquático) e Uisma Lima (Vitória SC – boxe).

Para o prémio de ‘Jovem Revelação’ estão em destaque Ailara Stadnyk (Guimagym – ginástica rítmica), Lisa Lopes (CELV – hipismo), Matilde Fernandes (Vitória SC – atletismo), José Jordão (Vitória SC – polo aquático), Rodrigo Ribeiro (CRST – Taipas) e Tiago Barros (Guimagym – ginástica artística).

A Gala do Desporto é já um marco no calendário cultural e desportivo do concelho, reconhecendo não só os resultados desportivos, mas também os valores de dedicação, ética e superação associados à prática desportiva em Guimarães.