Fernando Vaz já apresentou demissão após denúncias de conflito de interesses

O Hospital de Braga terá celebrado, ao longo dos últimos 15 anos, contratos no valor de mais de 27 milhões de euros com a Iberoftal, empresa pertencente a Fernando Vaz, até agora diretor do serviço de Oftalmologia da unidade hospitalar.

A situação foi revelada esta quarta-feira pela CNN Portugal, que denuncia ainda a acumulação ilegal de funções por parte do médico, que, além de exercer em Braga, também seria coordenador na CUF Porto, uma unidade de saúde privada.

Os contratos com a Iberoftal remontam à época em que o Hospital de Braga era gerido em regime de parceria público-privada (PPP). Só em 2024 e 2025, foram celebrados três ajustes diretos, no valor total de nove milhões de euros, para prestação de serviços como consultas, cirurgias e injeções oftalmológicas.

De acordo com a investigação da CNN, há acordos celebrados até 2027, mantendo-se o vínculo da unidade hospitalar à empresa do agora ex-diretor de serviço.

Apesar de a situação estar em curso desde 2010, a demissão de Fernando Vaz só terá ocorrido após a CNN ter contactado o hospital. A administração aceitou de imediato a saída e garante que está em curso “uma avaliação interna” à eventual situação de incompatibilidade ou conflito de interesses.