O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consignou a construção de uma nova residência académica no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), junto à Praia Norte.

A obra foi adjudicada ao consórcio formado pelas empresas DST (Braga) e Cari Construtores (Guimarães), com um investimento total de cerca de 18,9 milhões de euros (com IVA incluído). O prazo de execução é de 12 meses.

A futura residência terá capacidade para 400 camas: 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos, todos com casa de banho privativa. O edifício contará ainda com cantina, bar, gabinete de saúde, área de fitness e espaços comuns para estudo e convívio.

Segundo o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, esta infraestrutura representa um investimento na qualidade de vida estudantil, acessível e inclusiva. A instituição destaca ainda que a nova residência se insere numa estratégia de reforço da rede de alojamento estudantil, colocando o IPVC entre as instituições com maior número de camas a nível nacional.

Com esta obra e outros investimentos em curso (como as residências de Valença, Melgaço, Ponte de Lima e a renovação das atuais em Viana), o IPVC quase duplicará a sua capacidade de alojamento, alcançando cerca de mil camas já no próximo ano letivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here