Ana Pinho Rodrigues sagra-se campeã nacional dos 50 metros livres em Coimbra

Nadadora olímpica do SC Braga conquista a sua 154.ª medalha em campeonatos nacionais

A nadadora Ana Pinho Rodrigues, do SC Braga, sagrou-se esta quinta-feira campeã nacional dos 50 metros livres, no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Natação, que decorrem até domingo, em Coimbra. A atleta olímpica, uma das figuras mais emblemáticas da natação nacional, completou a prova em 25,85 segundos, superando Ema Conceição, do Benfica (26,12), e Ana Guedes, do GC Vila Real (26,73).

Com esta vitória, Ana Pinho Rodrigues alcança a impressionante marca de 154 medalhas conquistadas ao longo da sua carreira em campeonatos nacionais.

A nadadora bracarense continua em prova e ainda disputará mais quatro distâncias: 100 metros livres, 50 e 100 metros bruços e 200 metros estilos, onde se espera que volte a estar em destaque.

Outros resultados do dia

Nos masculinos, o também olímpico Miguel Nascimento, do Benfica, venceu os 50 metros livres com o tempo de 23,15 segundos, batendo João Padrela (Naval do Funchal, 23,28) e Diogo Lebre (Algés, 23,39).

Em outras provas do dia:

  • 200 metros bruços masculinos: vitória de Carlos Nunes (Benfica) com 2:18,52
  • 200 metros bruços femininos: Cláudia Ferreira (Benfica) venceu com 2:31,65
  • 100 metros costas masculinos: João Costa (Vitória SC), com 55,24 segundos
  • 100 metros costas femininos: Rita Frischknecht (Benfica), com 1:03,71
  • 1.500 metros livres femininos: Mariana Mendes (Sporting), com 17:10,34
  • 400 metros livres masculinos: Vasco Morgado (Algés), com 3:59,43

Recordes nacionais em destaque

Destaque ainda para Miguel Oliveira, juvenil do Vitória SC, que bateu o recorde nacional nos 100 metros costas, ao nadar a final em 57,00 segundos, melhorando o seu próprio registo anterior (57,39) obtido no Europeu de Samorin, a 5 de julho.

Na natação adaptada, a paralímpica Susana Veiga (Belenenses) estabeleceu um novo recorde nacional nos 100 metros costas, com 1:18,73, superando o tempo de 1:19,54 alcançado em 2021.

Números da competição

O Campeonato Nacional conta este ano com a participação de 705 nadadores375 masculinos e 330 femininos — em representação de 96 clubes. A competição decorre ao longo de quatro dias, envolvendo os escalões de juvenis, juniores e seniores.