Neemias Queta deve regressar à competição este fim de semana e garante estar “a evoluir para estar a 100%” no Europeu

O Torneio Internacional de Braga será a penúltima etapa da preparação da Seleção Nacional de basquetebol antes do EuroBasket 2025, prova na qual Portugal marca presença pela primeira vez em 14 anos.

No próximo fim de semana, no Fórum Braga, os Linces defrontam a Islândia (sexta-feira, 20h30) e a Suécia (sábado, 18h00), com Miguel Queiroz, Neemias Queta e Diogo Ventura a liderarem o coletivo luso.

Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, regressa à competição após lesão na anca direita sofrida frente à Espanha B, em Málaga. “O objetivo foi sempre vir à Seleção. Estamos há muito tempo sem ir a uma fase final. Isso cria ansiedade e expetativa, mas é uma vitamina para a nossa ambição”, afirmou o internacional português, de 26 anos.

O selecionador Mário Gomes explicou que, por “questões protocolares com a NBA e o clube”, Neemias só participará num dos dois jogos.

O EuroBasket 2025 disputa-se entre 27 de agosto e 14 de setembro, com organização repartida entre Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia. Portugal integra o Grupo A, com Turquia, Sérvia, Letónia, Estónia e Chéquia.

Portugal chega a esta edição com um histórico modesto na prova, contando apenas duas participações anteriores (1951 e 2011) e um registo global de 5 vitórias em 18 jogos. A presença de um jogador na NBA e a qualificação para o torneio são vistas como um marco importante para o crescimento da modalidade no país, aumentando a visibilidade e inspirando novas gerações de atletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here