A candidatura da Iniciativa Liberal (IL) à Freguesia de São Victor reagiu às declarações de João Granja, cabeça de lista da coligação Juntos por Braga (JPB), sobre a necessidade de reforçar as competências das juntas de freguesia.
Em comunicado, a IL afirma defender “um reforço profundo da delegação de competências nas Juntas de Freguesia, acompanhado dos respetivos meios financeiros”, sublinhando que apenas com maior autonomia será possível garantir “uma gestão mais ágil, eficiente e próxima das necessidades dos cidadãos”.
Recordando que a coligação JPB governa a Câmara de Braga há 12 anos, os liberais questionam a mudança de discurso de João Granja: “Nunca esta questão foi uma prioridade, bem pelo contrário. Perante isto, fica a dúvida: estará João Granja a criticar a gestão municipal que ajudou a construir?”
A IL admite, no entanto, que pode tratar-se de uma alteração de posição política da coligação e espera que seja refletida nos programas eleitorais da JPB para a Câmara Municipal e para as freguesias.
No seu programa, a candidatura liberal defende que as juntas devem assumir responsabilidades em áreas como a manutenção de pavimentos e passeios, iluminação pública, jardins, espaços verdes, parques infantis e desportivos, bem como a limpeza de ruas e espaços públicos.
A IL propõe ainda repensar a organização das freguesias do concelho, distinguindo as urbanas das rurais e ajustando as competências de cada uma. “Queremos Braga como referência da gestão autárquica a nível nacional e esta reforma será um passo essencial para a sua modernização”, conclui a candidatura.