O SC Braga confirmou esta quinta-feira a qualificação para a fase de liga da Liga Europa, ao vencer os gibraltinos do Lincoln Red Imps por 5-1, no Estádio Municipal de Braga, em jogo da segunda mão do play-off.
Com o apuramento praticamente assegurado após o 4-0 na primeira mão, no Estádio Algarve, a equipa de Carlos Vicens voltou a mostrar eficácia ofensiva, somando um total de 9-1 na eliminatória.
Jogo sem história, mas com golos
Vítor Carvalho abriu o marcador aos 12 minutos, de cabeça, após canto de Dorgeles. O extremo espanhol Gabri Martínez bisou ainda antes do intervalo, aos 41 e 45+1, deixando o Braga confortável na eliminatória.
Na segunda parte, Sandro Vidigal (77’) e Pau Victor (82’) aumentaram a vantagem minhota, antes de Kike Gómez apontar o tento de honra dos visitantes já perto do final (89’), golo que foi até aplaudido pelos adeptos bracarenses.
Muitas estreias e rotação total
Com a eliminatória praticamente decidida, Carlos Vicens promoveu uma rotação completa do onze, face ao empate diante do AVS na última jornada da I Liga.
Houve espaço para estreias, nomeadamente do guarda-redes Alaa Bellaarouch, do central Robson Bambu, do jovem Nuno Matos e de João Marques, que entrou para assistir Pau Victor no 5-0.
A nota menos positiva foi a lesão de Dorgeles, que saiu ainda na primeira parte.
O triunfo confirma o SC Braga na fase de liga da Liga Europa, onde os minhotos esperam agora pelo sorteio para conhecer os adversários da próxima fase da prova.
Declarações de Carlos Vicens, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (5-1) frente ao Lincoln Red Imps em jogo da 2.ª mão do play off da Liga Europa:
«Um dos objetivos da época era chegar à fase de grupos da Liga Europa e hoje confirmámos isso. Ganhámos jogos, a equipa mostrou uma boa cara, uma ambição a cada partida, e hoje a equipa, independentemente do resultado da primeira mão, controlou a partida e tentou sempre ganhar. Preparámos a partida com a energia que temos dentro do plantel, pensando nos jogadores que nos podiam dar mais para este jogo. Estou satisfeito pela entrega, por este nível de aplicação de todos os jogadores e também contente por estarmos nesta fase de grupos».
[Adversário mais fechado e mais defensivo ajuda para o campeonato?] «Seguramente. Cada partida tem de servir, e está a servir, para continuarmos a crescer como equipa e para dar passos em frente neste processo de construção de novas ideias. Há detalhes em cada partida que podemos utilizar na direção de melhorar a equipa, não só a chegar à área adversária, mas na nossa pressão, posicionamento, distância da bola e muitas outras coisas. Cada jogo é uma oportunidade de melhorar, estou muito satisfeito com o nível evidenciado pelos jogadores».
[Moscardo estreou-se a titular] «Todos os jogadores estão a trabalhar de uma forma top. A pré-época tem estas características, a chegada de jogadores em diferentes momentos, temos de trabalhar para ajudar todos a chegar a um nível de forma ótimo e para que os jogadores novos possam ter um melhor rendimento em campo. O Gabriel [Moscardo] não é diferente, estamos contentes com a titularidade de hoje».
[Dorgeles lesionado] «Vamos ver, teve uma dor, tentou continuar, mas não estava confortável e decidimos substituir».
[Golo sofrido] «O golo surge por acerto do rival e desacerto nosso. Temos de tentar corrigir, minimizar isso, mas em todos os jogos, não porque sofremos um golo, mas porque temos de ser uma equipa que tem de continuar a melhorar em vários aspetos. Temos de evitar sofrer golos, faz parte do processo».
[Rodou a equipa e fez alinhar vários jogadores que podem sair do clube] «Tenho dito durante toda a pré-época que contamos com todos e estamos contentes com o grupo. Tentamos otimizar o rendimento dos jogadores que temos. O que se vai passar nos próximos dias de mercado, vamos ver, estamos em sintonia com a direção. Não podemos garantir nada, em futebol podem sempre acontecer muitas coisas, mas estou muito satisfeito com o grupo que tenho».
Declarações de Juajo Bezares, treinador e Lee Casciaro, jogador do Lincoln do Lincoln Red Imps, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (5-1) frente ao Sp. Braga em jogo da 2.ª mão do play off da Liga Europa:
«Para nós isto era um prémio, já o tinha dito, mas foi um prémio agridoce. Tivemos a capacidade para, ao nosso nível, ser uma equipa competitiva. Disse que tínhamos de ser uma equipa atrevida, o golo final dá capacidade para perceber que podemos continuar a melhorar. Vamos daqui sendo melhores pessoas, melhores jogadores e um melhor corpo técnico. O resultado final das duas partidas é bastante duro, defrontámos uma equipa claramente melhor. Foi uma grande oportunidade para nós ter esta experiência, disputar seis jogos na Liga Europa é uma boa experiência para todos. Agradecer o tratamento ao Braga, a todo o staff, aos jogadores, ao treinador e a todos os envolvidos».
Lee Casciaro (jogador do Lincoln): “Foi um jogo muito especial para a equipa, para o Lincoln é muito importante este tipo de jogos para crescer, é o tipo de jogos que todos querem jogar e contra o Sporting de Braga, uma equipa muito competitiva na liga portuguesa e na Europa também. Foi um sonho tornado realidade para todos nós. Vou fazer 44 anos, tento manter-me em forma e depois a decisão de jogar ou não é do treinador”.