Autarquia distinguiu figuras e instituições que contribuíram para o “engrandecimento” do concelho
A Póvoa de Lanhoso assinalou esta quinta-feira os 733 anos da atribuição do foral com uma sessão solene que homenageou personalidades e instituições de destaque na vida do concelho.
Em 2025, os distinguidos foram Vítor Peixoto, do Restaurante O Victor; Manuel Carvalho, ligado à fundação do Rancho Folclórico de Porto D’Ave (Taíde); e o Sport Clube Maria da Fonte, no ano em que celebra o seu centenário.
O presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, sublinhou a importância do reconhecimento público:
“É fundamental homenagearmos quem contribui para a afirmação e engrandecimento da Póvoa de Lanhoso, preservando a nossa identidade coletiva e o orgulho de ser povoense”.
As comemorações do Dia do Concelho incluem ainda iniciativas educativas, como o Kit Identitário, lançado em 2024 para aproximar as novas gerações da figura histórica de Maria da Fonte. Este ano, mais de 1.800 alunos do ensino básico e secundário recebem materiais alusivos à revolta de 1846, que completará 180 anos em 2026.
A sessão contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, vereadores, deputados, representantes de instituições e familiares dos homenageados.
O programa incluiu ainda o hastear da bandeira, a leitura da Carta de Foral e a inauguração da exposição “Cem anos de Maria da Fonte”, no Theatro Club.