Governo vai financiar MetroBus entre Guimarães e a futura estação de TGV em Braga

Projeto de 200 milhões de euros prevê via preparada para futura conversão em metro de superfície

O Governo vai financiar na totalidade a implementação do MetroBus entre Guimarães e Braga, mais concretamente até à futura estação de alta velocidade (TGV) prevista para o concelho bracarense. A confirmação foi dada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, durante uma reunião realizada esta segunda-feira, em Lisboa, com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

Em comunicado, a autarquia vimaranense revelou que o encontro teve como objetivo “apresentar os projetos elaborados pelo Município para o MetroBus, assegurando a ligação entre Guimarães, Braga e a futura Estação Ferroviária da Alta Velocidade”.

Investimento de 200 milhões de euros com visão para o futuro

Segundo o Município de Guimarães, o ministro das Infraestruturas assumiu o compromisso de o Governo financiar integralmente o projeto, incluindo os estudos de execução, aquisição de terrenos, obra e material circulante.

Miguel Pinto Luz manifestou ainda abertura para que o projeto incorpore, nos projetos de especialidade, um espaço-canal alargado, de modo a garantir que a infraestrutura possa, no futuro, ser convertida para metro de superfície.

O investimento total está estimado em 200 milhões de euros, sendo considerado viável num quadro intermunicipal de ligação à futura estação ferroviária de Alta Velocidade.

Ligação dedicada entre Guimarães, Braga e a Alta Velocidade

O projeto do MetroBus prevê uma ligação em canal próprio, dedicado e segregado, assegurando um transporte público de passageiros fiável, seguro e eficiente entre Guimarães, Braga e a nova estação de TGV.

Em Guimarães, o plano inclui 12 estações principais — Estádio, Cepsa, Caneiros, Fermentões I, Fermentões II, Ponte I, Ponte II, Taipas (Av. República), Taipas (Av. 25 de Abril), São Martinho de Sande e Balazar — além de um ramal complementar de quatro estações de ligação ao AvePark: Charneca, Av. Combatentes, AvePark e Barco Zona Industrial.

A rede será articulada com a futura infraestrutura de mobilidade bracarense, assegurando cobertura estratégica do território e reforçando a integração regional entre os dois concelhos.

Mobilidade sustentável e integração intermunicipal

O projeto insere-se na estratégia de mobilidade sustentável e descarbonização dos transportes urbanos no quadrilátero urbano do Minho (Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos).

Para Domingos Bragança, “esta decisão representa um passo histórico na modernização da mobilidade pública entre Guimarães e Braga”, sublinhando que o MetroBus será “uma solução moderna, ambientalmente responsável e que prepara o território para o futuro metro de superfície”.

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