O projeto Human Power Hub, desenvolvido pela empresa municipal BragaHabit, foi aprovado pelo programa europeu URBACT IV, no âmbito da inovação social. A aprovação coloca Braga na liderança de uma rede europeia de cidades que pretendem implementar boas práticas de desenvolvimento urbano sustentável.
A decisão foi tomada esta quarta-feira, 8 de outubro, durante a reunião do Comité de Monitorização do URBACT IV, que decorreu em Copenhaga, na Dinamarca.
De um total de 39 candidaturas apresentadas — envolvendo quase 300 parceiros de 31 países —, o projeto bracarense foi um dos 25 selecionados para integrar a nova rede de cooperação europeia.
Com um orçamento total de 747.278,75 euros, o projeto é financiado pelo FEDER (483.649,25€), pelo NDICI (85.452,50€) e por cofinanciamento público nacional, que assegura o restante montante, perto de 200 mil euros.
À BragaHabit será atribuída uma verba de 199.112,50 euros, financiada pelo FEDER e por cofinanciamento nacional.
A rede Human Power Hub – Transfer Network, liderada por Braga, inclui ainda as cidades de Gdańsk (Polónia), Málaga (Espanha), Leipzig (Alemanha), Espoo (Finlândia), Bolonha (Itália) e Kyiv (Ucrânia).
O projeto assenta na colaboração entre cidadãos, entidades públicas, universidades e empresas, com o objetivo de criar soluções sustentáveis e inclusivas. O modelo de inovação social que lhe serve de base nasceu em Braga, em 2020, e tem vindo a ser reconhecido internacionalmente.
“Este é um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em Braga no campo da inovação social. A aprovação do Human Power Hub como rede URBACT IV vai permitir-nos partilhar conhecimento, criar soluções colaborativas e reforçar o papel das cidades na resposta aos desafios sociais”,
afirmou Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit.