A Associação Empresarial de Braga (AEB) promove, entre 13 e 31 de outubro, a 2.ª edição do roteiro gastronómico “Bem Comer”, iniciativa que reúne 19 restaurantes da cidade e alia o melhor da gastronomia local à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental.
Apresentado ontem à comunicação social, o “Bem Comer” é, segundo o presidente da AEB, Daniel Vilaça, “um desafio lançado ao setor da restauração para continuar a inovar e a responder às novas exigências dos consumidores: pratos com sabor, saúde e consciência ambiental”.
O dirigente destacou que a iniciativa não pretende “esquecer a comida tradicional”, mas adaptar a oferta à crescente procura por opções mais equilibradas.
“Se 60% dos consumidores já procuram pratos mais sustentáveis e saudáveis, temos de ter essas opções para eles”, sublinhou Daniel Vilaça.
Durante quase três semanas, os restaurantes participantes apresentarão menus exclusivos que combinam prazer à mesa, consciência ambiental e valorização dos produtos locais.
O diretor-geral da AEB, Rui Marques, reforçou que este tipo de iniciativas “promove a inovação e a qualificação dos negócios”, além de estimular um setor em crescimento.
“O ‘Bem Comer’ estimula os restaurantes de Braga a pensarem neste segmento, respondendo às novas tendências de consumo e fortalecendo a competitividade do setor”, afirmou.
O responsável destacou ainda que a alimentação sustentável “representa uma grande oportunidade de negócio”, com “a expectativa de que este mercado duplique ao longo dos próximos dez anos”.
A AEB sublinha que o roteiro não é exclusivamente vegetariano, mas apresenta opções saudáveis e sustentáveis, com ou sem carne.
“Queremos ajudar a restauração de Braga a perceber que deve ter oferta que se enquadre neste tipo de alimentação”, frisou Rui Marques.
O Município de Braga é parceiro da AEB na promoção do “Bem Comer”. O vereador Altino Bessa, presente na sessão, felicitou a associação pela iniciativa e lembrou que “a sustentabilidade também está ligada à alimentação”.
O autarca apelou à redução do consumo de alimentos com maior pegada ecológica, como as carnes vermelhas.
“Podemos perfeitamente reduzir o nosso consumo de carne vermelha em 20 a 30% e continuar a viver normalmente”, afirmou.
Altino Bessa lançou ainda outros desafios: privilegiar produtos locais e sazonais, reduzir o consumo de processados e embalados e combater o desperdício alimentar.
O vereador recordou também que a sustentabilidade será o mote da Semana da Alimentação, promovida pela Câmara Municipal de Braga de 13 a 18 de outubro, e que o “Bem Comer” se integra neste programa.
Como é habitual, o roteiro traz consigo um passatempo: quem reunir três carimbos de restaurantes diferentes pode entregar o roteiro nas instalações da AEB e ficar habilitado a ganhar um curso completo de iniciação à culinária macrobiótica, oferecido pelo Centro Macrobiótico de Braga – Semente.
“Esta iniciativa é um exemplo claro de como a gastronomia pode ser um motor de inovação, de saúde pública e de desenvolvimento económico”, concluiu Daniel Vilaça.
Restaurantes participantes
São 19 os espaços aderentes ao roteiro “Bem Comer”, mais quatro do que na edição inaugural:
- 100.ª Página
- A Raiz MetasaludPlus
- Alfacinha
- Anjo Verde
- Ape Coffee
- Aqui às 5
- Benamor by Ciccoria Caffe
- Divino Grão
- Don Marcus
- Garden Braga Café
- Gosto Superior
- Hibiscus
- Mendoá
- Méze Brunch
- O Amor Vive na Cozinha
- Paladares Vegan
- Sanno – Healthy Food
- Semente
- Shanti
