Comboio da CP perde carruagem entre Lisboa e Faro. GPIAAF abre investigação

Engates partiram-se durante a viagem do Intercidades no sul do país. O incidente, ocorrido entre Grândola e Canal Caveira, não causou feridos mas é considerado “potencialmente muito perigoso”.

Um comboio Intercidades da CP perdeu uma das carruagens durante a viagem entre Lisboa e Faro, esta segunda-feira, 13 de outubro, após a rutura dos engates que ligavam as composições. O incidente, ocorrido entre Grândola e Canal Caveira, não provocou feridos, mas foi classificado como “potencialmente perigoso”.

De acordo com o jornal Público, o comboio tinha saído da Estação do Oriente, em Lisboa, às 14h02, com chegada prevista a Faro pelas 17h35. A certa altura do percurso, o engate entre duas carruagens quebrou-se, fazendo com que uma delas ficasse desligada do resto da composição e imobilizada na via.

Por motivos de segurança, este tipo de falha aciona automaticamente o sistema de travagem de emergência, que faz parar ambas as partes do comboio, independentemente do declive da linha. Assim, o Intercidades acabou imobilizado em plena via, com a carruagem isolada a alguns metros de distância.

O incidente obrigou à intervenção de um comboio de mercadorias da Medway, que se encontrava na zona e procedeu ao reboque da composição até à estação de Grândola.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) confirmou já a abertura de uma análise preliminar para recolha de dados e avaliação das causas do incidente, que poderá estar relacionado com falhas de manutenção.

A CP – Comboios de Portugal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.