O candidato da Iniciativa Liberal garante que não fará parte de qualquer coligação com o executivo “Juntos por Braga” e promete uma oposição “rigorosa e exigente” ao novo governo municipal.
O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Braga, Rui Rocha, anunciou esta segunda-feira, 13 de outubro, que assumirá o cargo de vereador da oposição, afastando qualquer possibilidade de acordos com o executivo da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), liderada por João Rodrigues.
Em declarações à agência Lusa, o antigo líder da IL considerou que os resultados das eleições autárquicas de domingo traduzem “um cartão cor de laranja” dado pelos bracarenses à coligação vencedora.
“Há um sinal claro nestas eleições: os bracarenses querem mudança. O ‘Juntos por Braga’ venceu, mas é claramente minoritário. Muitos eleitores não se reveem na sua gestão”, afirmou Rui Rocha.
O liberal sublinhou que manteve a coerência com o compromisso assumido durante a campanha: ou vencer as eleições, ou ocupar um lugar na oposição. Assim, descarta qualquer entendimento que leve à formação de um executivo maioritário.
“Seremos oposição, faremos um escrutínio rigoroso da ação do executivo, seremos responsáveis e viabilizaremos o que estiver de acordo com os interesses dos bracarenses. Mas assumimos a nossa posição: oposição rigorosa, exigente e com vigilância permanente”, declarou.
Apesar de não ter vencido, Rui Rocha considerou os resultados obtidos pela Iniciativa Liberal em Braga “excelentes”, destacando o crescimento do partido no concelho:
“Crescemos muito — passámos a ter vereação, aumentámos o número de deputados municipais e quadruplicámos a presença nas freguesias. É um resultado muito significativo para a IL em Braga.”
A coligação Juntos por Braga conquistou as eleições com 26.378 votos, apenas 276 a mais do que a coligação Somos Braga (PS/PAN), liderada por António Braga. Ambas elegeram três vereadores, o mesmo número obtido pelo movimento independente Amar e Servir Braga, de Ricardo Silva, antigo presidente da Junta de São Victor.
O novo executivo municipal, composto por 11 vereadores, fica completo com Rui Rocha (Iniciativa Liberal) e Filipe Aguiar (Chega).