Pequeno clube da aldeia piscatória de Hällevik surpreende no futebol sueco ao vencer o campeonato pela primeira vez; treinador enfrenta leucemia linfocítica crónica
O Mjällby fez história no futebol sueco ao sagrar-se campeão da Allsvenskan pela primeira vez na sua existência, após vencer por 2-0 o Goteborg na 27.ª jornada do campeonato. A equipa, liderada pelo treinador Anders Torstensson, entrou forte e marcou dois golos ainda na primeira parte, garantindo o título com três jornadas de antecedência.
Este feito é ainda mais impressionante considerando que o clube representa uma pequena aldeia piscatória na península de Listerlandet, com pouco mais de 1200 habitantes, e disputará na próxima época a fase de qualificação da Liga dos Campeões da UEFA.
O técnico Anders Torstensson, ex-militar e professor, foi diagnosticado em agosto do ano passado com leucemia linfocítica crónica, mas não deixou que a doença parasse a sua missão. Com uma atitude resiliente, Torstensson continuou ao comando da equipa mesmo após o diagnóstico, inspirando jogadores e adeptos com a sua dedicação.
Muitos comparam este triunfo do Mjällby ao célebre título do Leicester na Premier League inglesa em 2016, devido à condição modesta da equipa e ao perfil humano do treinador, que privilegia a união do grupo e a superação.
Esta vitória marca um marco histórico para o clube e para o futebol sueco, mostrando que com determinação e trabalho coletivo é possível alcançar feitos inéditos e superar expectativas.