Madalena Costa, 17 anos, faz história e conquista o primeiro ouro mundial sénior para Portugal

A jovem patinadora portuguesa venceu o Mundial de patinagem artística em Pequim e tornou-se a atleta mais jovem de sempre a alcançar o feito.

A portuguesa Madalena Costa, de apenas 17 anos, escreveu esta quarta-feira uma das páginas mais brilhantes do desporto nacional ao sagrar-se campeã mundial de patinagem artística, no escalão de seniores – estilo livre, em Pequim, na China.

A atleta, que ainda cumpre o seu primeiro ano de júnior, superou todas as expectativas e tornou-se a primeira portuguesa a conquistar o título mundial sénior na modalidade. Com uma pontuação total de 260,15 pontos, Madalena alcançou ainda o melhor registo de sempre em todos os escalões da patinagem artística mundial feminina, sendo também a mais jovem campeã da história.

Sinto-me muito feliz e satisfeita com a minha capacidade de competir com atletas mais velhas e de conseguir aquilo a que me propus”, afirmou a patinadora, visivelmente emocionada após a prova.

O pódio ficou completo com a italiana Cioia Fiori (224,76 pontos), medalha de prata, e a espanhola Sira Bella Gallardo (185,66), medalha de bronze. As também portuguesas Catarina Craveiro e Mariana Almeida terminaram em sétimo e oitavo lugares, respetivamente.

Para Madalena, o título mundial representa “todas as coisas de que abdiquei e todas as horas passadas a treinar enquanto os meus amigos se divertiam”. A jovem destacou ainda o apoio da mãe, que é também sua treinadora: “Foi ela que me ajudou a superar os dias mais difíceis e a acreditar sempre.”

Com esta conquista, Madalena Costa dá a Portugal a primeira medalha de ouro mundial sénior em patinagem artística, coroando uma época de sonho em que também se sagrou campeã europeia.

Representa a Madalena pequenina que tinha sonhos muito grandes, mas talvez não tão grandes como estar aqui, aos 17 anos, a conquistar um campeonato do mundo”, confessou.

Agora, a campeã mundial promete um breve descanso antes de preparar a nova temporada. “Vou aproveitar o momento, descansar e depois voltar ao trabalho para continuar a fazer história”, rematou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here